O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou durante o Carnaval, os programas Madrugada Viva e Praia Viva em todo o Espírito Santo. Desde última sexta-feira (12), até esta terça-feira (16), 4.858 condutores foram abordados.
Desse total, 250 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro. Trinta e cinco deles foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica e foram encaminhados para os Departamentos de Polícia Judiciária (DPJs) mais próximos.
De acordo com a Lei Federal 11.705/2008, conhecida como "Lei de Tolerância Zero", o motorista que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa e suspensão da habilitação.
Sendo assim, os motoristas flagrados alcoolizados, irão receber uma multa no valor de R$ 957,70 – infração gravíssima – além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses. O motorista também poderá ser autuado e responder por crime de trânsito.
Durante as operações, 44 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) foram apreendidas e 94 autos de infração confeccionados. Além das infrações por alcoolemia, alguns condutores foram flagrados por não portar documentos ou não usar itens obrigatórios, como o cinto de segurança.
Os programas Madrugada Viva e Praia Viva foram realizados nos municípios da Grande Vitória, Guarapari, Anchieta, Aracruz, Marataízes, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran
Sayonara Lacerda
Tels.: 3137-2627 / 9943-6382