Governo do Estado do Espírito Santo
11/12/2009 15h18 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

‘Madrugada Viva’ fiscaliza a Grande Vitória e mais cinco municípios do interior neste fim de semana

Nesta sexta-feira (11) o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar (PMES), inicia as operações de fiscalização e educação de trânsito do programa ‘Madrugada Viva’. As ações têm continuidade no fim de semana na Grande Vitória e nos municípios de Iúna, Marechal Floriano, Domingos Martins, São Gabriel da Palha e Colatina.

Durante as abordagens, os motoristas que apresentarem sintomas de ingestão de bebidas alcoólicas serão submetidos ao teste de bafômetro. Os efeitos do álcool nos condutores são conhecidos pelas equipes de fiscalização e incluem a fala arrastada, a falta de coordenação motora, autoconfiança e euforia.

Se a embriaguez for comprovada, os condutores serão punidos com multa no valor de R$ 957,70, terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e o veículo retido, até que outro condutor habilitado, e em condições de dirigir, se apresente para levá-lo.

Os motoristas que forem flagrados com uma quantidade de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões serão encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) mais próximo e terão que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.

A absorção do álcool pelo organismo é rápida e a eliminação total leva cerca de seis a oito horas. Não há como cortar o efeito das bebidas alcoólicas. Métodos populares tais como tomar café, banho frio ou fazer caminhadas não surtem efeito contra a embriaguez. Para desmistificar alguns destes mitos e esclarecer os sintomas do álcool no organismo, os agentes do Detran|ES realizam também um trabalho educativo nas blitze.

Jovens conscientizam banhistas em Guarapari

No domingo (13) os voluntários do Vida Urgente promovem a ação ‘Salva Vida Urgente’ na Praia dos Namorados, em Guarapari. A partir das 9 horas eles estarão nas areias da praia abordando os banhistas sobre os perigos da mistura entre álcool e direção.
Os jovens utilizarão maiôs coloridos da década de 30, peças gráficas, várias brincadeiras e performances teatrais para falar aos jovens e famílias sobre a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito.

Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard