06/11/2009 17h00 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

‘Madrugada Viva’ fiscaliza a Grande Vitória e quatro municípios do interior neste fim de semana

A partir desta sexta-feira (06), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar (PMES), inicia as operações de fiscalização e educação de trânsito do programa ‘Madrugada Viva’ na Grande Vitória e nos municípios de Linhares, Alfredo Chaves, Marilândia e no distrito de Guaraná, em Aracruz.

Durante as abordagens, os motoristas que apresentarem sintomas de ingestão de bebidas alcoólicas serão submetidos ao teste de bafômetro. Se a embriaguez for comprovada, estes condutores serão punidos com multa no valor de R$ 957,70, terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e o veículo retido, até que outro condutor habilitado, e em condições de dirigir, se apresente para levá-lo.

Os motoristas que forem flagrados com uma quantidade de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões serão encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) mais próximo e terão que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.

A absorção do álcool pelo organismo é rápida e a eliminação total leva cerca de seis a oito horas. Não há como cortar o efeito das bebidas alcoólicas. Métodos populares tais quais tomar café, banho frio ou fazer caminhadas não surtem efeito contra a embriaguez. Para desmistificar alguns destes mitos e esclarecer os sintomas do álcool no organismo, os agentes do Detran|ES realizam também um trabalho educativo nas blitze.

De acordo com o diretor do Detran|ES, Paulo Lemos, o trabalho educativo é essencial nas operações, “Além de realizar as fiscalizações orientamos os motoristas a adotarem uma postura segura no trânsito, além da ingestão de bebidas alcoólicas, ultrapassagens indevidas resultam em muitos acidentes”

Desde 2004 o Governo do Estado, por meio do Programa ‘Madrugada Viva’ já multou mais de cinco mil motoristas por dirigirem embriagados. A partir de 2006 a fiscalização foi estendida para os municípios do interior e o programa tem forte atuação principalmente em festas regionais. Todos os fins de semana, pelo menos três municípios do interior são fiscalizados.

Vivian Camargo
Vinícius Yungtay