06/08/2009 12h22 - Atualizado em 12/12/2017 11h06

‘Madrugada Viva’ fiscaliza Grande Vitória e interior a partir desta quinta (06)

A partir desta quinta-feira (06), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar (PMES) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizará as operações de educação e fiscalização do programa ‘Madrugada Viva’, na Grande Vitória e nos municípios de Santa Teresa, São Gabriel da Palha e Aracruz.

Durante as abordagens, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, se constatada a embriaguez, têm a carteira de habilitação recolhida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70.

Penalidade

Aqueles que apresentarem concentração de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões serão encaminhados à Delegacia de Policia Judiciária mais próxima (DPJ), e terão que pagar uma fiança estipulada pelo delegado de plantão. Mesmo após o pagamento, os infratores ainda respondem criminalmente, e a pena varia de seis meses a três anos de prisão.

Além do teste de bafômetro, a lei prevê também a medição do teor alcoólico, feita por meio de exame de sangue. Basta que se constate a concentração de seis decigramas por litro de sangue para a caracterização da infração. Neste caso, o condutor sofrerá as mesmas penalidades já citadas.

Parcerias

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, o programa busca novas parcerias. “Além de estarmos há muitos anos com o apoio da Polícia Militar, agora contamos também com a Polícia Civil e a PRF e estamos ainda fechando parceria com as guardas municipais, com isso, poderemos atuar inclusive nas principais vias urbanas municipais e federais do Estado”, disse.

Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo