A partir desta sexta-feira (14), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar (PMES) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realiza as operações de educação e fiscalização do programa ‘Madrugada Viva’, na Grande Vitória e nos municípios de Domingos Martins, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha e São Mateus. Neste último, ocorre nesta sexta-feira (14) o show da banda Asa de Águia.
Durante as abordagens, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, se constatada a embriaguez, têm a carteira de habilitação recolhida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70.
Aqueles que apresentarem concentração de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões serão encaminhados à Delegacia de Policia Judiciária mais próxima (DPJ), e terão que pagar uma fiança estipulada pelo delegado de plantão. Mesmo após o pagamento, os infratores ainda respondem criminalmente, e a pena varia de seis meses a três anos de prisão.
Além do teste de bafômetro, a lei prevê também a medição do teor alcoólico, feita por meio de exame de sangue. Basta que se constate a concentração de seis decigramas por litro de sangue para a caracterização da infração. Neste caso, o condutor sofrerá as mesmas penalidades já citadas.
De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, a presença do programa em festas e shows chama a atenção das pessoas e inibe a mistura entre álcool e direção. “Não temos problema em divulgar as ações em shows. Nosso intuito não é multar os condutores, mas sim conscientiza-los, e com isso poder salvar vidas” explicou Lemos.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay