08/12/2008 14h08 - Atualizado em 12/12/2017 11h04

Madrugada Viva flagra 22 condutores embriagados neste fim de semana

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou, de sexta-feira (05) até este domingo (07), ações do programa Madrugada Viva na Grande Vitória e nos municípios de Nova Venécia, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Alfedo Chaves e Vitória. Durante as ações, 22 condutores foram flagrados em estado de embriaguez.

Durante as operações, 1.057condutores foram abordados e 60 fizeram o teste do bafômetro. Destes, 14 estavam alcoolizados e tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, além de serem multados em R$ 957,70. Outros oito condutores apresentaram índice de álcool por litro de sangue acima de seis decigramas, e além de terem a CNH recolhida, foram encaminhados ao DPJ mais próximo do local das abordagens.

Além das operações educativas durante as blitze, a equipe do Detran/ES aborda os jovens nos bares, à noite, onde eles são informados sobre os perigos da mistura álcool e direção e recebem materiais educativos com orientações.

Durante as ações punitivas, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, depois de constatado a concentração de álcool acima de 0,6 miligramas por litro de sangue no organismo, têm a carteira de habilitação apreendida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70. O condutor flagrado pode ter o direito de dirigir suspenso, pelo período de quatro a doze meses e, em caso de reincidência, a suspensão pode chegar a dois anos.

De acordo com a diretora geral do Detran/ES, Luciene Becacici, as ações do Programa Madrugada Viva permanecerão no período de chuvas. “Nós continuaremos abordando os condutores em todo o Estado. Toda semana, pelo menos quatro municípios são visitados. Neste tempo chuvoso, nosso trabalho se faz ainda mais importante, pois a dirigibilidade dos veículos é prejudicada”, ressaltou Becacici.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo