08/05/2009 06h40 - Atualizado em 12/12/2017 11h06

Madrugada Viva na Festa do Cafona em Colatina e em mais quatro municípios do interior

A partir desta sexta-feira (08) o programa de educação e fiscalização ‘Madrugada Viva’, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), realizado em parceria com a Polícia Militar (PMES), estará em Colatina, onde acontece a tradicional Festa do Cafona. Além do município, o programa também fiscalizará a Grande Vitória e as cidades de Guarapari, São Mateus, Linhares, e Venda Nova do Imigrante neste fim de semana.

Os pontos das abordagens são estratégicos e definidos pelas equipes do Detran|ES e do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRV). Durante a noite e a madrugada, as ações migram para locais alternados, no intuito de garantir o efeito surpresa.

Durante as operações, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, depois de constatada a concentração de álcool acima de 0,3 decigramas por litro de ar expelido pelos pulmões, eles têm a carteira de habilitação apreendida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70. O condutor flagrado pode ter o direito de dirigir suspenso pelo período de quatro a doze meses e, em caso de reincidência, a suspensão pode chegar a dois anos.

De acordo com a gerente de educação de trânsito do Detran|ES, Rosane Giuberti, as ações do ‘Madrugada Viva’ são feitas nos municípios com vida noturna intensa, e em festas no interior do Estado. “Nós buscamos as grandes festas do interior, pois sabemos do número de jovens que são atraídos por estes eventos. Quando o condutor é abordado, é conscientizado pelos nossos agentes sobre o risco da condução sob o efeito do álcool”, disse a gerente.

Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo