28/09/2007 10h59 - Atualizado em 12/12/2017 11h00

Madrugada Viva na Grande Vitória e no interior do Estado neste fim de semana

O Departamento Estadual de Trânsito Detran-ES, em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), realiza nesta sexta-feira (28) e sábado (29), ações da Madrugada Viva.

Em função de alguns eventos regionais, as operações acontecem em Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Grande Vitória, Guaçuí e São Gabriel da Palha próximo à Festa dos Caminhoneiros.

No ano de 2005, foram registradas 13.410 vítimas de acidentes de trânsito não fatais, das quais 26% eram jovens com idade entre 18 a 29 anos. E das 530 mortes, 21% também eram jovens com idade entre 18 a 29 anos. Por isso, o Governo do Estado, por meio do Detran-ES e da Polícia Militar realiza nos fins de semana a operação Madrugada Viva, com o objetivo de evitar que jovens morram no trânsito por motivo de ingestão de bebida alcoólica e embriaguez.

Durante as operações, condutores flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro. Se for constatada a concentração de álcool o motorista tem a carteira de habilitação apreendida e recebe uma multa no valor de R$ 957,70, além de ter o direito de dirigir suspenso de quatro a doze meses. No caso de reincidência a suspensão pode chegar a dois anos.

A campanha Madrugada Viva completou quatro anos em agosto deste ano e já abordou cerca de 200 mil motoristas.

Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br