08/06/2009 11h56 - Atualizado em 12/12/2017 11h06

Madrugada Viva recolhe 26 CNHs durante o fim de semana

O programa de fiscalização e educação de trânsito ‘Madrugada Viva’, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) em parceria com a Polícia Militar, recolheu 26 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) durante este fim de semana. Ao todo, foram 1.611 abordagens e 135 testes do bafômetro realizados nos municípios de São Mateus, Alegre, Guaçuí, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Barra de São Francisco.

Entre os condutores que tiveram a CNH recolhida, nove estavam com índice de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões superior a 0,3 miligramas, e foram encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) mais próximo.

Os condutores flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e se a embriaguez for constatada, recebem multa de R$ 957,70, perdem sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da apreensão do documento.

De acordo com a gerente de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Rosane Giuberti, o número de condutores flagrados em estado de embriaguez revela a importância do trabalho de fiscalização “Mesmo com toda a divulgação da Lei de Tolerância Zero, e com as notícias diárias de acidentes envolvendo motoristas embriagados, muitos condutores não se conscientizam. A fiscalização vem para punir e reforçar: se beber não dirija” ressaltou Rosane.

Vivian Camargo
Vinícius Yungtay