18/09/2006 10h47 - Atualizado em 12/12/2017 10h56

Motociclista é tema da Semana Nacional de Trânsito realizada pelo Detran

Vento no rosto! Sensação de estar voando! Agilidade! Facilidade! Liberdade! Para quem já andou pelo menos uma vez de moto, mesmo que no carona, entende bem essas sensações. Hoje no Brasil são mais de 7,4 milhões de motocicletas que circulam a passeio ou a trabalho e facilitam o dia-a-dia nos congestionados trânsitos das grandes cidades.

E foi a partir do aumento da frota de motocicletas e, conseqüentemente, do número de vítimas fatais, que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) escolheu o “motociclista” como tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano, que acontece desta segunda-feira (18) até o dia 25 de setembro, e tem como slogan “Você e a moto: uma união feliz”.

A campanha, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e demais parceiros, tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso apropriado e seguro desse meio de transporte. Os limites e conseqüências da utilização das motocicletas precisam ficar claros para os condutores e demais usuários do espaço viário.

Características

É necessário apontar todas as vantagens e desvantagens deste meio. Se por um lado a motocicleta encurta distâncias, diminui o estresse causado pela perda de tempo na viagem e para estacionar, por outro tem uma arquitetura frágil e instável e pode provocar acidentes quando é conduzida de forma negligente.

A rigidez na condução e o respeito às normas de trânsito e segurança são fundamentais. A manutenção periódica e a certificação das boas condições para o seu uso é um sinal de zelo pela vida.

Medidas como a verificação quanto à regulagem do motor, estado do escapamento e pneus e o uso do capacete adequadamente e dentro das especificações técnicas adequadas são cuidados simples que, por si só, irão refletir na redução dos riscos de acidentes e da poluição do ar. Prudência e direção defensiva proporcionam que “Você e a moto” tenham sempre “uma união feliz”.

Ações

A Semana Nacional de Trânsito vai acontecer nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, onde serão realizados testes para verificar se os capacetes obedecem às especificações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Os motociclistas também poderão medir a pressão arterial e receber dicas de saúde durante as ações, que terão o apoio do Batalhão de Trânsito e da Polícia Rodoviária Federal na verificação da legalidade da documentação dos condutores.

Concurso Zerando Acidentes

Além das medidas educativas e preventivas será realizada a premiação da 2.ª edição do concurso “Zerando Acidentes”, na próxima quinta - feira (21), às 15 horas, no auditório do Detran.

O Concurso tem o objetivo de despertar o interesse da população em geral pelo trânsito e promover a discussão de novas propostas de campanhas educativas. Foi dividido em nove categorias, mas apenas sete foram premiadas. Os primeiros colocados receberão um computador e quem ficou em segundo lugar ganhará um MP3 Player.

Ganhadores:

- Alunos da Pré-Escola – Trabalhos de Colagem

1ª LUGAR – INGRID SOUZA BARBOSA (ESCOLA CRESCER)

2ª LUGAR – JOÃO HENRIQUE TONINI SPELTA (INSTITUTO JOÃO XXIII)

- Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª série) – Produção de Poesia

1ª LUGAR – ISABELA SOARES OLIVEIRA (COLÉGIO PASSIONISTA JOÃO XXIII)

2ª LUGAR – NÁIADY PEREIRA NASCIMENTO (CENTRO EDUCACIONAL PRIMEIRO MUNDO)

- Ensino Fundamental (de 5ª a 8ª série) – Produção de Redação

1ª LUGAR – ANA CLARA FERNANDES ROCHA (SESI JARDIM DA PENHA)

2ª LUGAR – THAIS MENDWALD (E.M.E.F SANTA ISABEL)

- Ensino Médio – Criação de Slogan

1ª LUGAR – ALÉGNA JORIA CORTELETTI GHISOLF (E.E.E.F.M FREDERICO PRETTI)

2ª LUGAR – FERNANDA ANDRADE RIBEIRO (SESI JARDIM DA PENHA)

- Crianças e/ou Adultos Especiais – Pintura

1ª LUGAR – REGINALDO DO NASCIMENTO DA CONCEIÇÃO (E.M ELZA LEMOS ANDREATTA)

2ª LUGAR – TATIANE FONSECA MANOEL (E.E.E.A NAPOLEÃO ALBUQUERQUE)

- Imprensa

a) Mídia Impressa

1ª LUGAR – ELISANGELA BELLO PEREIRA (REDE GAZETA)

2ª LUGAR – ADEMAR POSSEBOM PESSINI JUNIOR (REDE GAZETA)

b) Mídia Eletrônica

1ª LUGAR- LUCIANO JESUS RIBEIRO E EQUIPE (TV EDUCATIVA -ES)

Programação:

- Dia 18/09/06
Local: Praça do Bob`s – Praia do Canto – Vitória
Parceiros: Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Farmácia Mônica, Prefeitura de Vitória, Guarda Municipal, Sest/Senat, Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e Polícia Rodoviária Federal
Horário da ação: das 13 às 17 horas

- Dia 19/09/06
Local: Posto PRF Viana
Parceiros: Batalhão de Trânsito e Polícia Rodoviária
Horário da ação: das 8 às 12 horas

- Dia 20/09/06
Local: Serra, Av. Civit – próximo ao semáforo, antes da entrada de Laranjeiras.
Parceiros: Prefeitura de Serra, Polícia Rodoviária Federal e Batalhão de Trânsito
Horário: das 8h30 às 12 horas

- Dia 20/09/06
Local: Batalhão de Trânsito
Palestra para os motociclistas com habilitação apreendida. Tema: estatística, educação e segurança no trânsito.
Horário: das 14 às 18 horas

- Dia 21/09/06
Local: Detran de Vitória
Entrega de prêmios do concurso “Zerando Acidentes”

- Dia 22/09/06
Local: Cariacica – Av. Expedito Garcia (em frente ao Banco do Brasil) – Campo Grande
Ação: Campanha da faixa de pedestre
Horário : das 13 às 17 horas
Parceiros: Prefeitura de Cariacica e Batalhão de Trânsito

- Dia 22/09/06
Local: Posto da PRF de Serra
Horário: das 8 às 12 horas

- Dia 23/09/06
Local: Cariacica – Rod. Gov. José Sette, s/nº, KM 0,5 – Trevo de Alto Lage, Cariacica.
Horário: das 8 às 17 horas
Ação: Orientação por meio do jogo educativo – “Trânsito em Jogo”

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES