21/09/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h19

Motociclistas recebem habilitação de volta e aprovam vídeo lançado pelo Detran|ES

Os motociclistas que compareceram à sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em Vitória, nesta terça-feira (21), para pegar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de volta, elogiaram a iniciativa do órgão em preparar um vídeo com cenas reais de acidentes e depoimentos de vítimas.

Durante as blitze realizadas em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) nesta segunda (20) e terça-feira (21), os 138 motociclistas flagrados cometendo infrações tiveram sua habilitação retida e receberam uma licença provisória para circular. Para reaver o documento original, o condutor precisou ir à sede do Detran|ES para  assistir à uma palestra e ao vídeo produzido pelo órgão em parceria com outras secretarias e órgãos do Governo do Estado.

O vídeo mostra cenas reais de acidentes envolvendo motociclistas, depoimentos de policiais sobre as infrações de trânsito, além do testemunho de vítimas que tiveram sequelas graves após se envolverem em acidentes.

O diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, explicou que o vídeo leva os motociclistas a pensar sobre o futuro, sobre as consequências de um acidente, como a invalidez. "Queremos tocar o lado humano dos condutores. Mostrar que o motociclista não é a única vítima do acidente, mas que toda a família sofre junto. Queremos que ele reflita sobre como seria sua vida sem poder trabalhar, dependendo dos outros para simples necessidades, como tomar água, banho, se alimentar. É preciso mudar o comportamento no trânsito", alerta Ferraz.

Segundo o motociclista Adriano Rodrigues, que teve a habilitação recolhida durante a blitz, o vídeo aborda temas importantes como as leis de trânsito e as consequências para os condutores. "As partes principais foram bem frisadas. Eu acho agora que cabe uma conscientização de todo mundo, para realmente colocar em prática aquilo que aprendeu na autoescola", afirma.

Um motociclista, que preferiu não se identificar, conhecia um rapaz citado no vídeo, que morreu após um acidente de trânsito, e se emocionou durante o depoimento da mãe. Segundo ele, as cenas passadas no vídeo realmente são a realidade. "É muito triste. Uma pessoa morrer no trânsito, por uma bobeira, falta de atenção ou de respeito às leis de trânsito. Uma morte que poderia ter sido evitada", relata.

As blitze com recolhimento da CNH acontecem até sexta-feira (24) na Grande Vitória. Os motociclistas que forem flagrados cometendo infração nesta quarta (22) e quinta-feira (23) deverão assistir ao filme no Sest/Senat, em Cariacica; já os que forem abordados na blitz de sexta-feira (24) deverão comparecer à sede do Batalhão de Trânsito, em Vitória. Todos os eventos são realizados às 19 horas.

Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382