Governo do Estado do Espírito Santo
09/03/2011 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h22

Motoristas devem redobrar a atenção no trânsito durante a chuva


Devido ao tempo chuvoso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) faz um alerta aos motoristas para que redobrem os cuidados no trânsito. E, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informa que há previsão de chuva forte para esta sexta (11) e sábado (12) no Estado.

Com a chuva, o asfalto fica escorregadio, facilitando a ocorrência de acidentes e dificultando a frenagem. A visibilidade do motorista também diminui e por isso alguns cuidados básicos, como reduzir a velocidade e praticar a direção defensiva devem ser tomados.

As recomendações básicas, independente de chuva fina ou forte, são: diminuir a velocidade, acender o farol baixo, ligar o limpador de para-brisa (que deve estar em bom estado de conservação), o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.

Para aumentar a eficiência do limpador de para-brisa, troque as palhetas uma vez por ano, mantenha as borrachas das palhetas e os vidros limpos, adicionando ao reservatório de água do "esguichador" uma "colher de sopa" de detergente neutro ou os aditivos vendidos em postos de gasolina, centros automotivos e até supermercados.

Quando os vidros derem os primeiros sinais de que irão embaçar, passe um pano limpo, e jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só irá prejudicar a situação.

Caso os vidros fiquem embaçados, a orientação é ligar o ventilador interno ou o ar-condicionado do veículo. Se não for possível, o motorista deve tentar deixar os vidros laterais um pouco abertos para criar a circulação de ar para desembaçar os vidros.

Aquaplanagem

Ao perceber que o veículo está "dançando" na pista, como se estivesse boiando, o motorista deve diminuir a velocidade para evitar a aquaplanagem dos pneus. Ao diminuir a velocidade, o veículo ganha peso e volta a tocar os pneus no solo.

A aquaplanagem é um fenômeno relativamente comum em veículos e ocorre quando os pneus não conseguem tocar o solo devido a uma lâmina de água. O problema pode ocorrer com qualquer veículo, entretanto, acontece com mais frequência em carros com pneus "carecas", pois estes não possuem mais os sulcos de escoamento de água.

Alguns cuidados a serem tomados em período chuvoso

- Se estiver em movimento não ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionado se o veículo estiver parado.
- Ao dirigir de forma defensiva, o motorista diminui as chances de se envolver em acidentes;
- Fique sempre atento e mantenha distância do carro à sua frente;
- Planeje o que fazer e sinalize todas as mudanças de pistas;
- Não freie bruscamente sem necessidade;
- Não faça ultrapassagens perigosas;
- Ultrapasse outros veículos somente pela esquerda;
- Tome cuidado redobrado com os pedestres, pois quando a chuva começa ocorre a típica correria atrás de abrigo.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627 / (27)99437060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES
Texto: Fernanda Rodrigues
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard