Os motoristas que obtiveram a Carteira de Nacional de Habilitação (CNH) antes de 1998 só poderão renovar o documento após passar por prova teórica de primeiros socorros e direção defensiva ou curso de atualização.
A prova é oferecida gratuitamente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e pode ser agendada na clínica onde o motorista realizou os exames para renovação da CNH. Os motoristas são avaliados em Direção Defensiva e Primeiros Socorros, num exame de 30 questões de múltipla escolha, e deve acertar 21 questões para ser aprovado.
Pode haver reaproveitamento para os condutores que já possuem curso de Direção Defensiva - com carga horária de dez horas/aula - ou Primeiros Socorros – com cinco horas/aula, podem apresentar certificado de realização do curso, com especificação da carga horária no documento.
Os exames acontecem nos mesmos dias, locais e horários das provas para candidatos à primeira habilitação. O Detran-ES disponibiliza também cartilhas, que podem ser consultadas no site do órgão (www.detran.es.gov.br), no link ‘habilitação’, ‘cartilha primeiros socorros’ e ‘cartilha direção defensiva’.
Curso de atualização
O curso, com carga horária de 15 horas/aula, é ministrado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) ou empresas credenciadas pelo órgão.
O motorista que deseja realizar o curso antes do vencimento do seu documento deverá apresentar a CNH – nova ou modelo antigo (sem foto), no momento da inscrição.
Informações à Imprensa:
Informações Adicionais
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Grazieli Esposti
grazieliesposti@detran.es.gov.br