Governo do Estado do Espírito Santo
15/06/2007 14h28 - Atualizado em 12/12/2017 10h58

Motoristas habilitados antes de 1998 podem fazer prova gratuita para renovar a CNH

Os motoristas que obtiveram a Carteira de Nacional de Habilitação (CNH) antes de 1998 só poderão renovar o documento após passar por prova teórica de primeiros socorros e direção defensiva ou curso de atualização. A obrigatoriedade foi definida pela Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor no mês junho de 2005.

A prova é oferecida gratuitamente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e pode ser agendada na clínica onde o motorista realizou os exames para renovação da CNH. Os motoristas são avaliados em Direção Defensiva e Primeiros Socorros, num exame de 30 questões de múltipla escolha, e deve acertar 21 questões para ser aprovado.

Pode haver reaproveitamento para os condutores que já possuem curso de Direção Defensiva - com carga horária de dez horas/aula - ou Primeiros Socorros – com cinco horas/aula, que podem apresentar certificado de realização do curso, com especificação da carga horária no documento.

De acordo com a Sub-Gerência de Habilitação do Detran-ES, entre junho de 2005 e maio de 2007 mais de 30 mil motoristas habilitados antes de 1998 fizeram prova de atualização, enquanto outros 105 mil fizeram curso ou reaproveitaram cursos já realizados.

Os exames acontecem nos mesmos dias, locais e horários das provas para candidatos à primeira habilitação. O Detran-ES disponibiliza também cartilhas, que podem ser consultadas no site do órgão (www.detran.es.gov.br), no link ‘habilitação’, ‘cartilha primeiros socorros’ e ‘cartilha direção defensiva’.

Curso de atualização

O curso, com carga horária de 15 horas/aula, é ministrado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) ou empresas credenciadas pelo órgão.

O motorista que deseja realizar o curso antes do vencimento do seu documento deverá apresentar a CNH – nova ou modelo antigo (sem foto), no momento da inscrição.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Grazieli Esposti
grazieliesposti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard