19/08/2005 08h48 - Atualizado em 12/12/2017 10h16

Municipalização do trânsito destaca mobilidade do cidadão

Garantir a mobilidade do cidadão com ações de engenharia, educação e fiscalização de trânsito. Com este propósito, começou ontem (18) o curso de Integração dos Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), organizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Durante o curso, o Denatran prepara os municípios que ainda não estão integrados ao SNT para assumir o controle do trânsito e indica ações para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, melhorando a circulação e reduzindo os acidentes.

De acordo com o instrutor Robert May, consultor de Planejamentos e Normas do Denatran, “a municipalização possibilita que a Prefeitura tenha ações pontuais, garantindo assim a mobilidade das pessoas”.

As atribuições das prefeituras incluem planejar, regulamentar e operar o trânsito, sinalizando, criando e mantendo áreas de estacionamento rotativo, fazendo estatísticas de acidentes e promovendo ações de educação e fiscalização do trânsito.

Participam do curso representantes dos municípios de Aracruz, Anchieta, Baixo Guandu, Brejetuba, Cariacica, Ecoporanga, Marataízes, Nova Venécia, Presidente Kennedy, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, Vargem Alta e Viana.

O curso acontece até hoje (19), das 8 horas às 17h30, no auditório da Faculdade Unices, na Avenida Vitória, 800, ao lado do Hospital São Lucas.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Karyna Amorim