17/08/2005 13h09 - Atualizado em 12/12/2017 10h16

Municipalização do trânsito em debate

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realiza hoje(18) e amanhã (19), o curso ‘Integração dos Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito’ em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O curso acontece de 8h às 17h30, no auditório da Faculdade Unices, na Avenida Vitória, 800, ao lado do Hospital São Lucas.

O curso tem como objetivo preparar os Municípios, ainda não integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), para assumir e exercer as competências que lhes são atribuídas pela Lei. O SNT é composto por órgãos e entidades rodoviárias e de trânsito da União, dos Estados e dos Municípios.

As atribuições das prefeituras incluem planejar, regulamentar e operar o trânsito, sinalizando, criando e mantendo áreas de estacionamento rotativo, fazendo estatísticas de acidentes, promovendo ações de educação e fiscalização do trânsito.

Atitudes simples como uma faixa de pedestre visível em um ponto de travessia, ou a sinalização de um retorno para que todos motoristas se sintam orientados, são cuidados que mostram o respeito que as administrações municipais têm pela qualidade de vida dos moradores.

No Estado, apenas Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim estão ligados ao SNT.

Karyna Amorim
Tels.: (27) 3137-2693 / 3137-2627 / 9944-1358