30/06/2008 11h03 - Atualizado em 12/12/2017 11h03

No segundo fim de semana da tolerância zero menos condutores são flagrados embriagados

Durante o segundo fim de semana da lei Tolerância Zero, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar já percebeu uma redução do número de condutores embriagados ao volante. De sexta-feira (27) a domingo (29), 17 carteiras de habilitação foram apreendidas por embriaguez na Grande Vitória, enquanto no fim de semana passado foram 58.

“O número de condutores flagrados embriagados revela que já está havendo mudança de comportamento”, ponderou o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPRv), tenente-coronel Valdir Leopoldino da Silva Júnior, afirmando que as abordagens reduziram porque estão sendo mais qualitativas, ou seja, estão sendo abordados motoristas que aparentem sinais de embriaguez.

Para ele, a lei avançou e caso as pessoas não respeitem o determinado ela pode sofrer alterações. “Precisamos respeitar o previsto, pois, caso a lei não seja cumprida, a tolerância para o crime de trânsito também pode passar a ser zero”, salientou. Ele lembrou que o índice de condutores encaminhados ao DPJ são consideráveis, mas também reduziu.

“Aqueles que já bebiam muito ainda estão resistindo às fiscalizações. Por isso é fundamental continuarmos com as ações”, enfatiza o comandante do Batalhão de Trânsito. Durante as abordagens são fiscalizados todos os tipos de condutores: mulheres, taxistas, pessoas mais idosas, dentre outros.

Para ele a participação dos comerciantes é fundamental nesse processo. “Muitos donos de estabelecimentos comerciais já estão estimulando essa mudança de comportamento, contratando vans, por exemplo. Isso é muito importante. Não queremos multar, mas sim preservar vidas” disse.

As blitze Madrugada Viva são realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) e pela Polícia Militar nos fins de semana, feriados ou datas especiais. No entanto, isso não significa que durante a semana os condutores não possam ser submetidos ao teste do bafômetro.

Fim de semana passado

· 756 veículos abordados;

· 193 testes do bafômetro realizados;

· 58 carteiras de habilitação apreendidas por embriaguez;

· 14 condutores levados ao DPJ com teor alcoólico acima do limite (0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões).

Este fim de semana

· 279 veículos abordados;

· 82 testes do bafômetro realizados;

· 17 carteiras de habilitação apreendidas por embriaguez;

· 12 condutores levados ao DPJ com teor alcoólico acima do limite (0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões).

· 04 veículos removidos

Assessoria de Comunicação do Detran-ES