Governo do Estado do Espírito Santo
15/10/2012 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h25

Novas placas vão evitar clonagem de veículos


Um novo modelo de placa de veículos será implantado pelo Detran|ES para garantir a segurança em relação a fraudes e impedir a clonagem. As novas placas terão, além dos elementos de segurança, lacres rastreáveis, controlados pelo sistema integrado à base de dados do Detran|ES e serão  utilizadas em veículos novos, transferidos de município e também em reposições.

A expectativa é de que as novas placas estejam disponíveis daqui a 30 dias, na Grande Vitória. Nos demais municípios, o prazo para instalação de ponto de fabricação e cunhagem é de 180 dias. O Detran|ES irá definir um calendário para a troca das placas da frota em circulação.

A medida atende à Portaria no. 272/07, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A instrução que normatiza a implantação do serviço para as empresas fabricantes de placas, credenciadas ao Detran|ES, foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (03).

De acordo com a norma, as placas e tarjetas veiculares deverão conter a sigla DETRAN-ES e os números de série com os respectivos códigos de barra. Esse número de série é individual e permite o acompanhamento de todos os dados do veículo, facilitando a fiscalização e coibindo ações de clonagem.

Para o gerente operacional do Detran|ES, Pedro Agostinho, a medida vai refletir em mais segurança para os proprietários. "O lacre será o fechamento de todos os elementos de segurança. Ele evitará que o veículo circule com placa que não seja original. O objetivo é coibir a prática criminosa de placas clonadas no país", explicou Pedro Agostinho.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Detran|ES Karyna Amorim / Vinícius Yungtay Tel.: (27) 3137-2627 karyna.amorim@detran.es.gov.br vinicius.yungtay@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard