Neste fim de semana, as operações da ‘Madrugada Viva’ acontecem na Grande Vitória, Colatina, Conceição da Barra e Nova Venécia. As blitze, realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) em parceria com a Polícia Militar, serão na sexta-feira e no sábado.
A ação irá fiscalizar os motoristas e submeter, aqueles que estejam com sintomas de ingestão de bebida alcoólica, ao teste de bafômetro. Se for flagrado com a concentração de álcool acima de 0,6 decigramas por litro de sangue no organismo, O condutor tem a carteira de habilitação apreendida e recebe uma multa no valor de R$ 957,70.
Segundo especialistas, o problema é mais comum entre os jovens porque as condições emocionais específicas da adolescência, como a necessidade de auto-afirmação, competitividade e busca de intensas e prazerosas sensações, em conjunto com a bebida alcoólica, fazem dele um forte candidato ao grupo de risco de acidentados no trânsito.
"Quando esse jovem motorista (18 a 25 anos) resolve desafiar estas normas acaba envolvido em acidentes de trânsito, que resultam em lesões corporais graves ou vítimas fatais", afirma a gerente de Educação do Trânsito, Rosane Giuberti.
O objetivo da campanha é tentar reduzir o número de acidentes de trânsito causados pela mistura entre álcool e direção, principalmente envolvendo jovens. A iniciativa foi idealizada pelo Governo Estadual, por meio do Detran-ES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
Texto: Hermano Drumond