11/02/2010 14h32 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

Órgãos de trânsito do Estado se reúnem em prol da redução de acidentes

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) reuniu, na tarde desta quarta-feira (10), na sede do órgão, as principais autoridades de trânsito do Estado para definir prioridades estratégicas e montar um plano de ações integradas na área, com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito.

Estiveram presentes na reunião, representantes de órgãos de trânsito das prefeituras de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Estadual (PMES), Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER-ES) e Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes (DNIT).

Esforços unificados

Os representantes debateram sobre as possibilidades de convergir ações e adotar critérios unificados. De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, os órgãos de trânsito não são vistos pela população como um sistema integrado.

“A proposta é trabalharmos juntos em prol da segurança no trânsito. Todos temos a mesma missão. Hoje cada um faz o seu trabalho de forma competente, mas nada impede de juntarmos forças e fazer algo diferente, ainda melhor”, afirma.

Ainda segundo o diretor, uma das propostas é integrar a linguagem dos órgãos, por exemplo, nas campanhas educativas. Os órgãos de trânsito poderiam concentrar esforços em torno de um único tema, todos trabalhando em uma campanha em conjunto e no mesmo período.

Para o Inspetor Fábio, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um ponto fundamental é essa integração dos órgãos ligados à segurança no trânsito para aperfeiçoar e fortalecer essa parceria que já existe entre a Polícia Rodoviária Federal, o Detran|ES e demais instituições municipais e federais, com o objetivo único de salvar e proteger vidas.

“A minha esperança é a de que todos os órgãos, unidos no combate a essa violência no trânsito, encontrem soluções para a redução no número de acidentes, feridos e mortes no trânsito”, ressalta o inspetor.

De acordo com o tenente-coronel Silva, do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), as ações vão ajudar a diminuir o número de acidentes. “O trânsito com certeza vai melhorar muito com as ações que serão desenvolvidas. A Polícia Militar trabalha em parceria com o Detran|ES e vai ajudar no que for preciso”, garante.

Após a reunião, os participantes levarão os assuntos abordados para seus respectivos órgãos, para que as propostas sejam discutidas. Uma nova reunião foi marcada para o dia 10 de março, quando possivelmente serão apresentadas novas propostas e serão debatidas formas de implementação das ideias expostas nesta quarta-feira (10).

Sayonara Lacerda
Vinícius Yungtay