Governo do Estado do Espírito Santo
25/09/2013 12h09 - Atualizado em 12/12/2017 10h29

Palestra destaca ações do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Acidente no Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com o Projeto Trânsito Seguro, promoveu, nessa terça-feira (24), a palestra “Embriaguez na direção veicular: Responsabilidades Administrativa e Penal”, ministrada pelo delegado de Polícia Civil Fabiano Contarato. O encontro aconteceu no Cine Teatro da Universidade Vila Velha (UVV).

Contarato destacou o número de pessoas que vieram a óbito por conta de acidentes no trânsito no período de um ano, 60.652, e o número de vítimas que tiveram invalidez permanente, cerca de 320 mil. Ele comentou também sobre as mortes simbólicas que estão por trás dessas estatísticas.

“Quando um filho morre, toda uma família morre também. Há mortes simbólicas que não são contabilizadas, mas que existem. Tem a morte do matrimônio, em que os pais se separam por conta da perda; o filho que passa a beber e fumar, pois não consegue lidar com a falta do pai ou do irmão; a desestruturação da família, em que a esposa perde o marido e a criança fica órfã de pai. Entre muitas outras”.

O delegado falou, ainda, sobre a importância de um serviço que atenda essas famílias e destacou o Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial das Vítimas de Acidente no Trânsito e seus Familiares, mais conhecido como Narp-Tran. Por meio desse espaço gratuito, o Detran|ES oferece um acolhimento especializado às vítimas de acidente de trânsito e seus familiares, com a atuação de psicólogas.

Clique aqui para ampliar!

No encontro, o diretor-técnico do Detran|ES, Tarcílio Deorce, falou sobre a luta do órgão pela redução do índice de acidentes e frisou a nova campanha de bebida e direção: “O Detran|ES vem realizando diversas atividades para promover um trânsito mais seguro. Além disso, a nova campanha do órgão deixa bem claro que causar um acidente pode trazer sentimentos negativos para o resto da vida como a vergonha, a culpa e o arrependimento”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard