20/12/2005 11h21 - Atualizado em 12/12/2017 10h48

Pesquisa vai apontar perfil dos condutores embriagados

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), vai apontar o comportamento dos condutores que bebem e dirigem em Vitória.

O trabalho acontece em parceria com a Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas, da Escola Paulista de Medicina, e conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Batalhão de Trânsito Rodoviário e Urbano (BRPv).

A pesquisa começou na madrugada do último domingo (18) durante as blitze do Madrugada Viva, onde os condutores foram entrevistados pelos estudantes que participam da pós-graduação em Ciências Fisiológicas.

De acordo com a professora doutora Éster Miyuki N. Palácios, que coordena a pesquisa, será realizado um levantamento dos percentuais de uso do álcool no município de Vitória e suas influências no comportamento humano. “Estamos realizando avaliações da função frontal do cérebro sob efeito do álcool, que influi na tomada de decisões, na atenção e na flexibilidade, essenciais para quem dirige”, ressaltou.

Aproximadamente 500 motoristas serão entrevistados e realizarão os testes propostos na pesquisa.

Tels.: (27) 3137-2627 / 9979-1479
Texto: Stephenson Groberio