25/09/2013 10h57 - Atualizado em 12/12/2017 10h29

Praça vira fonte de informação de trânsito em Cachoeiro

A Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, se tornou um grande centro de difusão de educação no trânsito nessa terça-feira (24). O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), integrando a Semana Nacional de Trânsito, promoveu ações educativas para as crianças do município.

Os alunos das escolas Professora Juracy Cruz e São Francisco de Assis foram recebidos pela equipe do Detran|ES na praça, onde participaram de diversas atividades lúdicas sobre ações que promovem a segurança no trânsito.

A programação envolveu teatro de fantoches, bingo do trânsito, contação de histórias e o jogo da transitolândia. Para a diretora Marilene dos Santos Domingues, da escola municipal Professora Juracy Cruz, a ação é muito importante por proporcionar às crianças um conhecimento importante de maneira divertida.

“Os acidentes de trânsito frequentemente estão ligados à falta de atenção e de informação. Ações como essas são positivas, pois contribuem com a formação da criança, que dissemina a informação com os pais, os coleguinhas”, afirmou a diretora.

A agente de trânsito municipal, Ana Lúcia Alves Ferreira, participou do teatro de fantoches ressaltando a importância de respeitar as leis de trânsito. Ela destaca que a parceria entre Governo, por meio do Detran|ES e município, contribui para a integração física do cidadão.

A psicóloga e professora de uma escola particular da cidade, Jane dos Santos Nunes, foi até a praça conferir a programação. Para ela, ações de educação no trânsito como essa podem tornar mais frequentes visto a importância que têm junto às crianças.

“A conscientização é fundamental, pois a criança tem que saber que precisa utilizar o cinto de segurança, sentar no banco traseiro e no assento elevatório. Esse trabalho do Detran|ES é muito interessante por permitir a interação da criança com esse tema tão importante, a segurança no trânsito”, disse a psicóloga.

O estudante da escola São Francisco de Assis, Lucas Márcio, 09 anos, participou do jogo da transitolândia. O dia foi de muita diversão e aprendizado para o pequeno. “Eu aprendi que não posso falar alto no carro nem fazer bagunça porque no jogo eu voltava uma casa, mas na rua atrapalha o papai a dirigir. Também não posso andar sem o cinto, nem no banco da frente ainda, só quando tiver 10 anos. Eu gostei muito de jogar, foi muito legal e aprendi tudo isso.”

Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060