Governo do Estado do Espírito Santo
02/03/2006 13h04 - Atualizado em 12/12/2017 10h53

‘Praia Viva’ apreende 51 habilitações no Carnaval

A campanha ‘Praia Viva’ apreendeu 51 habilitações no litoral capixaba durante as blitze de carnaval, realizadas de 25 a 28 de fevereiro. As ações foram coordenadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.

Durante as operações, agentes da Associação Amigos dos Deficientes Físicos (Aadef), contratados pelo Detran, abordavam os condutores nos balneários localizados em Aracruz, Conceição da Barra, Guarapari, Linhares, Marataízes, São Mateus, Serra e Vila Velha.

Mais de 9,7 mil motoristas foram abordados nos quatro dias de folia e 3.377 realizaram testes de bafômetro. Deste total, 615 condutores estavam com o nível de álcool acima do permitido e 171 tiveram que passar a direção do veículo para outro condutor. Linhares registrou o maior número de apreensões no carnaval: 28 habilitações, enquanto em Guriri (São Mateus) foram apreendidas outras 10.

A campanha teve início em 07 de janeiro e prossegue até 05 de março. Em oito semanas de atuação, abordou 70.381 motoristas e realizou 12.346 testes de bafômetro. Mais de 2,6 mil condutores foram flagrados com o nível de álcool acima do limite permitido, e 855 tiveram que passar a direção do veículo para outro motorista. Durante as blitze, 58 habilitações foram apreendidas.

As blitze do ‘Praia Viva’ são educativas e os condutores são convidados a realizar o teste de bafômetro em equipamentos descartáveis. Porém, se a embriaguez for constatada e o motorista insistir em dirigir o veículo poderá receber multa de R$ 957,70, além de ter a carteira de habilitação apreendida e o direito de dirigir suspenso num período que varia de 4 meses a 1 ano.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Texto: Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard