08/02/2008 14h07 - Atualizado em 12/12/2017 11h01

Praia Viva e Madrugada Viva continuam neste fim de semana na Grande Vitória e interior do Estado

Muitas pessoas ainda não retornaram do feriado de Carnaval e estão curtindo a orla capixaba. Preocupados com a perigosa combinação “álcool e direção”, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e a Polícia Militar continuam com as ações educativas e de fiscalização das campanhas Praia Viva e Madrugada Viva nesta sexta-feira (08), sábado (09) e domingo (10) na Grande Vitória e interior do Estado.

O objetivo é fiscalizar os veículos e orientar os motoristas e passageiros para condutas corretas no trânsito. As operações serão realizadas em pontos estratégicos, definidos pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano da Polícia Militar (BPRv).

Para a diretora geral do Detran-ES, Luciene Becacici, a continuidade das ações é importante devido ao feriado prolongado. “Esperamos um aumento no fluxo de veículos nas estradas e nos balneários do Estado, por isso intensificamos nossas ações de prevenção aos acidentes de trânsito”, explicou.

Ela disse ainda que, durante o feriado de Carnaval, 86 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados nas estradas estaduais. “Queremos preservar vidas”, ressaltou.

Durante as operações, os condutores flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro. Se for constatada a concentração de álcool, o motorista tem a carteira de habilitação apreendida e recebe uma multa no valor de R$ 957,70, além de ter o direito de dirigir suspenso por um período de quatro a 12 meses. No caso de reincidência, a suspensão pode chegar a dois anos.

A ingestão de bebidas alcoólicas pode provocar no indivíduo modificações orgânicas e psicológicas. Essas modificações podem ser muito graves, impossibilitando a condução de um veículo com segurança.

Pise no Freio

- Não há como cortar o efeito das bebidas alcoólicas. Não adianta tomar café, banho frio ou fazer caminhadas.
- Os efeitos do álcool são mais intensos quando a pessoa está em jejum.
- A absorção de álcool pelo organismo é muito rápida: 90% em uma hora. Em compensação, a eliminação total leva, em méida, de seis a oito horas.

Os efeitos do álcool variam de uma pessoa para outra. Uma quantidade moderada para alguém de 80kg, pode ser grave para quem pesa apenas 50kg.

Check-up

Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas durante este período, é preciso tomar alguns cuidados essenciais, evitando surpresas desagradáveis durante a viagem.

Confira algumas dicas:
- Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.
- O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, pisca, farol e de marcha a ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto. O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete.
- Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitando tirar a atenção do motorista. As crianças com até 10 anos de idade precisam viajar no banco de trás dos veículos, em cadeiras específicas regulamentadas pelo Inmetro, de acordo com a Resolução 15/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
- Os motoristas devem ingerir apenas água, sucos ou refrigerantes, respeitar os limites de velocidade e fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança.

Informações adicionais:
Vivian Camargo