Governo do Estado do Espírito Santo
02/02/2007 15h33 - Atualizado em 12/12/2017 10h56

Praia Viva reforça ações neste final de semana

Com a proximidade do Carnaval e o aumento de veículos em direção ao litoral capixaba, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza novas blitze da campanha Praia Viva neste sábado (03) e domingo (04). As ações são coordenadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv) e Polícia Militar e continuam até 25 de fevereiro, sempre aos finais de semana.

Os agentes da Associação dos Amigos dos Deficientes Físicos (Aadef), em parceria com os militares, realizam as operações entre 15h e 19 horas nos balneários localizados em Aracruz, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marataízes, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.


Os motoristas são abordados e realizam testes de bafômetro


De acordo com Rosane Giuberti, gerente de educação de trânsito do Detran, a campanha busca uma mudança gradual de comportamento no trânsito. “É fundamental inibir a combinação álcool e direção para garantir maior segurança aos motoristas e aos demais usuários das vias públicas”. Rosane destaca também que o órgão pretende tornar a campanha constante no período de verão.

As ações do Praia Viva são educativas e punitivas. Os condutores são convidados a realizar o teste de bafômetro e se a embriaguez for constatada o motorista recebe multa de R$ 957,70, além de ter a carteira nacional de habilitação (CNH) apreendida e o direito de dirigir suspenso num período que varia de 4 meses a 1 ano.

Desde o início da campanha, em 06 de janeiro, foram apreendidas 128 habilitações e realizados 885 testes de bafômetro. Mais de 37 mil condutores foram abordados nas blitze da campanha Praia Viva.

Motoristas aprovam campanha

O engenheiro civil Rogério Chagas, de Governador Valadares, Minas Gerais, reforça a importância da educação de trânsito. “A campanha é muito boa, eficiente, tem que se previnir contra os problemas do álcool e direção. A única forma de se prevenir dos acidentes é com educação”.


Turistas e capixabas destacam a importância da campanha


Além dos turistas, os moradores de São Mateus também aprovam a campanha Praia Viva. De acordo com a bibliotecária Margarethe Gomes, a filha a advertiu para não beber. “Minha filha de 8 anos me falou para não beber e dirigir. A gente evita vir pra Guriri com medo de encontrar algum motorista que bebeu e acabar acontecendo um acidente. Com essa campanha a gente fica mais seguro”, destaca.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Grazieli Esposti
grazieliesposti@detran.es.gov.br
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard