25/10/2011 22h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h23

Professores da Grande Vitória recebem formação para o ensino de trânsito

Professores do ensino fundamental de escolas municipais de Vila Velha, Cariacica e Vitória recebem durante esta semana formação para o ensino de trânsito, que passará a fazer parte do conteúdo programático destes municípios a partir de 2012.

Ao todo, 10 municípios participam do projeto piloto e estão recebendo material didático e treinamento para o início das aulas em 2012. No total, serão 150 mil livros de educação de trânsito distribuídos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) às escolas.

Organizada pelo Detran, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), a formação faz parte do projeto do Governo  "Juntos na Escola", que está introduzindo o tema trânsito na grade curricular do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais.

Todos os professores receberão das secretarias municipais de educação os manuais do professor, e cada aluno receberá um exemplar do livro de educação de trânsito correspondente ao respectivo ano escolar. O conteúdo do material será transmitido de forma transversal, ou seja, as noções de trânsito serão incluídas nas diferentes disciplinas da grade curricular.

A partir da próxima semana, recebem a formação professores das cidades de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Linhares, Viana e Guarapari. No mês de novembro é a vez de Colatina. Em fevereiro de 2012 recebem a formação para o ensino de trânsito os professores da Serra e as escolas de ensino fundamental da Rede Estadual.

De acordo com a professora da rede municipal de ensino de Vila Velha, Elaine Miranda, o trabalho de formação dos professores tem sido muito importante para trabalhar a conscientização de trânsito junto às crianças. "Este trabalho de preparar a criança para o trânsito dá certo e eles aprendem. Levei minha sobrinha ao Espaço Circular do Detran e lá ela recebeu um bloco de minimultas. Ela está terrível com aquele bloquinho e até quando eu passo no semáforo em amarelo ela repreende", brincou.

Além do manual e das aulas, os professores poderão acessar conteúdos exclusivos pela internet para complementar a capacitação. No site da editora contratada pelo Detran|ES estão disponíveis textos, vídeos e exercícios para cada ano do ensino fundamental.

Para acessar o conteúdo exclusivo os professores devem se cadastrar no portal da editora em www.lumineeditora.com.br

Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382