06/11/2011 22h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h23

Professores de escolas municipais estudam o ensino de trânsito nas escolas

Durante esta semana professores do ensino fundamental rede pública das prefeituras de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Linhares e Viana participam da capacitação, oferecida pelo Governo do Espírito Santo por meio do programa "Juntos na Escola", sobre noções de trânsito.

No inicio de 2012 eles darão aulas de noções de trãnsito aos alunos das quatro primeiras séries do ensino fundamental. Até 2014, a meta é que 80% estudantes da rede estadual recebam aulas de educação de trânsito.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver conhecimentos e fomentar atitudes positivas dos alunos no trânsito, e fazer cumprir o art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina a promoção do ensino de trânsito na nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos de trânsito da União, estados e municípios.

Embora alguns estados já tenham programas de educação de trânsito nas escolas, o Espírito Santo é o primeiro a incluir o tema trânsito nas salas de aula, simultaneamente, em 10 municípios, abrangendo tanto a Região Metropolitana da Grande Vitória quanto os maiores municípios das regiões Sul e Norte do Estado.

De acordo com a ex-coordenadora-geral da Educação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Juciara Rodrigues, contratada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) para capacitar os professores, o Espírito Santo está na dianteira quando se fala em educação de trânsito nas escolas.

"Já participei ou tive conhecimento da implantação do ensino de trânsito em escolas públicas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Rio Grande do Norte, Porto Alegre, Alagoas, Pernambuco e Distrito Federal, mas a amplitude do trabalho realizado no Espírito Santo é o maior que eu já vi. É um programa que já nasceu grande", ressaltou.

O secretario de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, destaca a importância da iniciativa para a educação dos estudantes capixabas e para a sociedade. "A educação no trânsito é fundamental para a vida de cada um de nós e para a comunidade, por isso é tão importante este trabalho em parceria entre a educação estadual, municipal e o Detran", disse ele.

Investimentos

Após a implantação nas 10 cidades pilotos, o programa tem como meta abranger todas as escolas públicas de ensino fundamental e médio no Estado até 2014. Para isso, serão investidos recursos da ordem de R$ 100 milhões  no Programa Estadual de Segurança no Trânsito "Juntos Pela Vida.

De acordo com o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Ney Damasceno, o programa atua em três vertentes: educação, infraestrutura e fiscalização. "O Governo está aumentando o rigor contra os infratores, mas também está investindo em obras, sinalização e está buscando a formação de uma nova mentalidade, por meio da educação de crianças e jovens. O trânsito demanda a contribuição conjunta e para condutas melhores precisamos ensinar o que é correto."

Somente nesta primeira etapa do "Juntos na Escola"  serão mais de 150 mil livros de educação de trânsito distribuídos pelo Detran|ES às escolas dos municípios de Vitória, Cariacica, Serra, Vila Velha, Viana, São Mateus, Linhares, Guarapari, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. Nestes municípios, todos os alunos da rede pública de ensino fundamental terão aulas de educação de trânsito, totalizando mais de 154 mil crianças.  Em 2014, quando as aulas serão estendidas para toda a rede estadual, incluindo o ensino médio, o programa irá envolver 80% dos estudantes da rede pública.

Cada município define o número de profissionais que receberão a capacitação. Em seguida, estes mesmos professores agirão como multiplicadores dos conceitos aprendidos, disseminando a metodologia de ensino a todos os componentes da rede municipal de educação.

No início de 2012 será encerrada a formação dos professores do projeto piloto, com o treinamento dos profissionais do município de Serra e da rede estadual de ensino fundamental.

Ensino transversal

Todos os professores receberão das secretarias de educação os manuais do professor, e cada aluno receberá um exemplar do livro de educação de trânsito correspondente ao respectivo ano escolar. O conteúdo do material será transmitido de forma transversal, ou seja, as noções de trânsito serão incluídas nas diferentes disciplinas da grade curricular.

A capacitação dos professores e o material distribuído compreendem noções de locomoção em espaços públicos, o trânsito nas cidades, comunicação visual e elementos de comunicação, convívio social no trânsito, entre outros.

Além do manual e das aulas, os professores poderão acessar conteúdos exclusivos pela internet para complementar a capacitação. No site da editora contratada pelo Detran|ES estão disponíveis textos, vídeos e exercícios para cada ano do ensino fundamental.

Para acessar o conteúdo exclusivo os professores devem se cadastrar no portal da editora em www.lumineeditora.com.br