Governo do Estado do Espírito Santo
17/01/2008 08h06 - Atualizado em 12/12/2017 11h01

PROGRAMA ESPÍRITO SANTO VIDA URGENTE DO DETRAN CHEGA A CAMBURI E CURVA DA JUREMA NESTE FINAL DE SEMANA

O último fim de semana em Guarapari (12 e 13/01) foi marcado pelo lançamento do ES VIDA URGENTE, um programa que o DETRAN trouxe do Rio Grande do Sul em parceria com a Fundação Thiago Gonzaga, que mobiliza voluntários de todas as idades, para formarem um grande exército de “salva-vidas no trânsito”.
A primeira ação desse programa é o Projeto Salva Vida Urgente. Jovens voluntários utilizam uma abordagem divertida e criativa nas praias, para falarem aos jovens e famílias sobre a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito, como não beber antes de dirigir, para reduzir as mortes ao volante.
A partir desta ação iniciada na Praia da Bacutia e que se estendeu até a Praia do Morro, o ES VIDA URGENTE será realizado todos os finais de semana nas praias mais badaladas do Estado, até o final do mês de fevereiro. No próximo fim de semana a ação acontecerá em Camburi e na Curva da Jurema.
Utilizando maiôs coloridos da década de 30, peças gráficas, muita brincadeira e performances teatrais, os voluntários abordam veranistas e moradores de forma direta e descontraída, conversando sobre esse tema extremamente sério: a responsabilidade do condutor ao volante.

Conheça outras ações do ES VIDA URGENTE
O ES VIDA URGENTE é um programa que veio pra ficar. Para sua consolidação o DETRAN estará sempre mobilizando voluntários. Quanto maior o exército de participantes, mais ações poderão ser desenvolvidas nos mais diferentes locais ao longo de todo o ano.
Estão previstas atividades para o carnaval, e após o início das aulas o ES VIDA URGENTE começa a atuar em escolas de todos os níveis de ensino, em especial as de nível médio e universitário. Os voluntários desenvolverão peças teatrais, atividades culturais, encontros musicais, além de palestras educativas e atividades de natureza pedagógica em parceria com multiplicadores das entidades de ensino engajadas no programa.
Nos bares e nas baladas os voluntários vão falar de jovem pra jovem, na mesma linguagem, estimulando-os a curtir a festa e voltar tranqüilos pra casa – escolher uma carona segura, voltar de táxi ou pedir a alguém para buscá-lo.
Abordar pais, levar o assunto às igrejas, são também propostas do ES VIDA URGENTE. Tudo para que o tema trânsito seja debatido no dia a dia, em todos os lugares, numa grande mobilização da sociedade.
Se você quer ser um voluntário, as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3315-1597 ou pelo site WWW.detran.es.gov.br.

Praia Viva e Madrugada Viva
Para evitar acidentes e salvar vidas o DETRAN entende que educação e fiscalização devem andar juntas. Por isso o ES VIDA URGENTE veio para agregar valor aos projetos Praia Viva e Madrugada Viva que irão continuar, intensificando e qualificando ainda mais a repressão aos infratores que colocam em risco a própria vida e a de terceiros, após ingerir bebida alcoólica e assumir a direção de um veículo.
Com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, as abordagens e os testes com bafômetro vão continuar ao longo de todo o ano, contando com a presença do DETRAN. No futuro, voluntários do ES VIDA URGENTE também poderão ter ações especiais para o local das blitzes.

Fundação Tiago Gonzaga
A perda de um filho em acidente automobilístico mudou a vida da advogada Diza Gonzaga. Mas, ao invés de se entregar à dor, ela resolveu utilizar a tragédia para combater o mal que arrancou o jovem Thiago, à época com 18 anos, do convívio da família em 1995 na cidade de Porto Alegre.

Exatamente um ano após o acidente Diza Gonzaga criou a Fundação Thiago Gonzaga e o projeto Vida Urgente, que trabalha com prevenção de acidentes principalmente junto ao público jovem para reduzir o número de vítimas fatais e evitar que outras vidas sejam encerradas de forma tão violenta.

Acompanhe as ações do “ES Vida Urgente”:

19 e 20 de janeiro – Camburi e Curva da Jurema
26 e 27 de janeiro – Praia da Costa e Itapuã
02 e 03 de fevereiro – Bacutia e Praia do Morro
09 e 10 de fevereiro – Jacaraípe e Manguinhos
16 e 17 de fevereiro – Camburi e Curva da Jurema
23 e 24 de fevereiro – Bacutia e Praia do Morro

Horário: de 11 às 17 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Caê Guimarães
3137-2627 / 8153-9182
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard