Governo do Estado do Espírito Santo
22/01/2008 14h36 - Atualizado em 12/12/2017 11h01

Programa Espírito Santo Vida Urgente do Detran faz sucesso nas praias de Vitória

No último fim de semana o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e os voluntários da Fundação Thiago Gonzaga percorreram a Praia de Camburi e a Curva da Jurema para realizar a segunda ação do programa Espírito Santo Vida Urgente – em parceria com o Detran. Cerca de 50 “soldados” de todas as idades formaram um grande exército de “salva-vidas no trânsito”, utilizando dinâmicas divertidas e descontraídas para abordar os banhistas.



Os jovens voluntários utilizaram maiôs coloridos da década de 30, peças gráficas, várias brincadeiras e performances teatrais, para falar aos jovens e famílias sobre a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito, como não beber antes de dirigir. O objetivo é reduzir as mortes ao volante. O Salva-vidas Urgente é a primeira ação de uma série de atividades do Espírito Santo Vida Urgente, que será desenvolvido ao longo do ano em cenários como escolas e bares.


A recepção calorosa dos banhistas de Vitória motivou os voluntários engajados nesta luta pela paz no trânsito. Para a gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, Rosane Giuberti, essa reação mostra a preocupação da sociedade em mudar a realidade do país. “Este é o primeiro passo para começar a mexer com o inconsciente das pessoas na forma como encaram o trânsito hoje”.



O ES Vida Urgente será realizado todos os fins de semana nas praias mais badaladas do Estado, até o final do mês de fevereiro. Neste fim de semana a ação acontecerá na praia de Itapoã e na Praia da Costa.



Conheça outras ações do ES Vida Urgente



O ES Vida Urgente é um programa que veio para ficar. Para sua consolidação, o Detran estará sempre mobilizando voluntários. Quanto maior o exército de participantes, mais ações poderão ser desenvolvidas nos mais diferentes locais ao longo de todo o ano.


Estão previstas atividades para o Carnaval, e após o início das aulas, o ES Vida Urgente começa a atuar em escolas de todos os níveis de ensino, em especial as de nível médio e universitário. Os voluntários desenvolverão peças teatrais, atividades culturais, encontros musicais, além de palestras educativas e atividades de natureza pedagógica, em parceria com multiplicadores das entidades de ensino engajadas no programa.

Nos bares e nas baladas os voluntários vão falar de jovem para jovem, na mesma linguagem, estimulando-os a curtir a festa e voltar tranqüilos para casa – escolher uma carona segura, voltar de táxi ou pedir a alguém para buscá-lo.


Abordar pais, levar o assunto às igrejas, são também propostas do ES Vida Urgente. Tudo para que o tema trânsito seja debatido no dia-a-dia, em todos os lugares, numa grande mobilização da sociedade.
Os interessados em ser voluntários podem se inscrever pelo telefone 3315-1597 ou pelo site www.detran.es.gov.br.



Praia Viva e Madrugada Viva


Para evitar acidentes e salvar vidas o Detran entende que educação e fiscalização devem andar juntas. Por isso o ES Vida Urgente foi implantado para agregar valor aos projetos Praia Viva e Madrugada Viva, que irão continuar, intensificando e qualificando ainda mais a repressão aos infratores que colocam em risco a própria vida e a de terceiros, após ingerir bebida alcoólica e assumir a direção de um veículo.

Com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, as abordagens e os testes com bafômetro vão continuar ao longo de todo o ano, contando com a presença do Detran. No futuro, voluntários do ES Vida Urgente também poderão ter ações especiais para o local das blitze.

Fundação Tiago Gonzaga



A perda de um filho em acidente automobilístico mudou a vida da arquiteta Diza Gonzaga. Mas, ao invés de se entregar à dor, ela resolveu utilizar a tragédia para combater o mal que arrancou o jovem Thiago, à época com 18 anos, do convívio da família em 1995, na cidade de Porto Alegre.



Exatamente um ano após o acidente, Diza Gonzaga criou a Fundação Thiago Gonzaga e o projeto Vida Urgente, que trabalha com prevenção de acidentes, principalmente junto ao público jovem, para reduzir o número de vítimas fatais e evitar que outras vidas sejam encerradas de forma tão violenta.


ACOMPANHE AS AÇÕES DO VIDA URGENTE

26 e 27 de janeiro – Praia da Costa e Itapoã

02 e 03 de fevereiro – Bacutia e Praia do Morro

09 e 10 de fevereiro – Jacaraípe e Manguinhos

16 e 17 de fevereiro – Camburi e Curva da Jurema

23 e 24 de fevereiro – Bacutia e Praia do Morro


Horário: das 11 às 17 horas

Informações à Imprensa:
Informações Adicionais:

Assessoria de Comunicação do Detran

Caê Guimarães

caeguimaraes@detran.es.gov.br
3137-2627 / 8153-9182
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard