Governo do Estado do Espírito Santo
25/05/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h18

Programa Vida Urgente ES completa dois anos de atuação no Estado

Conscientizar os capixabas para os riscos do trânsito de forma bem humorada e descontraída. Essa é a missão de mais de três mil voluntários do Programa "Vida Urgente ES" que neste mês celebra dois anos de atuação no Estado.

Neste período, foram realizadas mais de 200 ações educativas em bares, shows, boates e micaretas, com o objetivo de alertar a população sobre os perigos de dirigir após ingerir bebida alcoólica. Os voluntários também realizaram visitas às praias mais frequentadas na Grande Vitória.

Mais de 235 mil pessoas foram abordadas pelos voluntários do programa durante essas ações em todo o Estado. O "Vida Urgente ES" também realiza espetáculos teatrais com temáticas ligadas à prevenção de acidentes. Desde o início da atuação do programa, mais de 87 mil pessoas assistiram às quatro peças realizadas pelos voluntários em quase mil apresentações. Toda essa animação tem um só objetivo: salvar vidas.

Dentre todos os trabalhos de educação de trânsito realizados pelo programa, destacam-se as ações do "Vida Urgente no Rock" que percorrem os principais points e bares das noites capixabas para alertar, principalmente os jovens, sobre os perigos da mistura entre álcool e direção.

O Começo

No ano de 2007 o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), foi a Porto Alegre (RS) conhecer o trabalho desenvolvido pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e encontrou no exemplo de cidadania exercido pelo voluntariado a chance de promover uma mudança cultural no trânsito do Espírito Santo.

O diferencial do trabalho voluntário é a espontaneidade e o efeito multiplicador dos ideais de compromisso com a vida, uma vez que cada jovem voluntário não só pratica hábitos seguros como também difunde aos familiares e amigos a mensagem de respeito às leis de trânsito na mesma linguagem e sem moralismos.

No mesmo ano o Detran|ES assinou um protocolo de intenções com a Fundação e em novembro de 2007 surgiram os primeiros voluntários do programa "Vida Urgente ES".

No dia 20 de maio de 2008, o Detran|ES inaugurou o Espaço Vida Urgente Espírito Santo, em Vitória. O local é referência quando se fala em educação para o trânsito e é o point da juventude engajada na luta pela preservação e valorização da vida.


Ações

Contratado pelo Detran|ES, o programa tem diversas ações de educação de trânsito, cada uma voltada para um tipo de público ou ambiente. Seja na praia ou na escola, o que se vê em todos os trabalhos realizados é a descontração típica dos voluntários.

"Vida Urgente no Rock"

Os voluntários visitam os principais bares ou vão até festas como micaretas, festivais e shows para alertar os jovens sobre os perigos de dirigir sob o efeito de álcool. Eles também realizam um teste demonstrativo do bafômetro, e aqueles que ingeriram bebidas alcoólicas recebem um adesivo em formato de borboleta vermelha, indicando que beberam e querem uma carona para voltar para casa. As pessoas que não apresentam álcool no organismo recebem o adesivo com uma borboleta verde, com o indicativo de "Carona segura".



"Salva Vidas Urgente"

Com muita animação, os voluntários do programa abordam os banhistas nas praias da Grande Vitória para conscientizá-los sobre os perigos da mistura entre álcool e direção. Os jovens voluntários utilizaram maiôs coloridos da década de 30, peças gráficas, várias brincadeiras e performances teatrais, para falar aos jovens e famílias sobre a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito.

"Blitz Vida Urgente ES"

Na ação da blitz, os voluntários vão até um local especifico que pode ser a Terceira Ponte, faculdades, feiras ou eventos e distribuem materiais educativos sobre as campanhas do Detran|ES e conversam sobre a necessidade de se adotar uma direção segura no trânsito.

"Vida Urgente no Palco"

A ação leva voluntários até escolas da Grande Vitoria para encenarem peças teatrais educativas para as crianças. São ao todo quatro peças, voltadas para diferentes faixas etárias e que tem como objetivo educar e alertar as crianças.

- "Contadores de Histórias": é direcionada para crianças em idade pré-escolar - de dois a seis anos - e fala de borboletas, flores e lagartas com o objetivo de ensinar sobre os cuidados no trânsito na condição de pedestres, passageiros, ciclistas;

-"Jogo da Vida": é indicada para crianças de sete a dez anos, e interage com a garotada promovendo uma gincana educativa, que esclarece as regras de trânsito com muita animação;

- "Últimos Dias de Super-Herói": conta com um tema multimídia que utiliza recursos tecnológicos. O espetáculo conta com uma banda que se apresenta ao vivo e um telão exibindo vídeos no decorrer da peça, é direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental;

- "Exército de Sonhos": conta a história de quatro jovens amigos que vivem situações cotidianas, seus sonhos e sua irreverência diante da vida e dos perigos que eles possam enfrentar. A apresentação é direcionada para jovens e adultos, a partir de 14 anos.

Os interessados em ser tornar voluntários do programa "Vida Urgente ES" podem acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar no link do programa, localizado ao lado direito da página principal.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Sayonara Lacerda
(27)3137-2627 / (27)9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br

Vinícius Yungtay
(27)3137-2627 / (27)99437060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
http://www.twitter.com/detranES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard