O Instituto Rodrigo Marcheschi desenvolve ações educativas no Estado e é um dos colaboradores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) no projeto Rodovia Viva, que conta com a parceria de outros órgãos públicos e privados. Dentro do projeto estão sendo realizadas palestras com a utilização do simulador de trânsito em empresas, escolas e outras entidades localizadas nos municípios do Norte, área de abrangência da campanha.
Nesta semana as palestras aconteceram, na terça (13) e quarta-feira (14), em Linhares, nas empresas Movelar, Sucos Mais e All Jarreau. Na ocasião os funcionários conhecem o projeto, fazem o teste no simulador e aprendem um pouco sobre educação no trânsito e direção defensiva.
No simulador, a pessoa se sente como se estivesse dentro de um carro de verdade, com volante, pedais, controles, cadeira e cinto de segurança. O equipamento possui um software que coloca o condutor em situações reais de trânsito, com o objetivo de aperfeiçoar e testar o comportamento e aptidões em direção.
São 13 lições e o motorista começa o tráfego virtual com 100 pontos. A cada infração cometida o número diminui. Para ser aprovado na simulação é preciso ter no máximo 30% de erros e ao final do teste é emitido um relatório com todas as infrações, para que o condutor saiba onde errou.
Informações à Imprensa:
Informações Adicionais:
Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Grazieli Esposti
grazieliesposti@detran.es.gov.br