Governo do Estado do Espírito Santo
06/07/2011 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h23

Segunda via de CNH já pode ser solicitada pelo site do Detran|ES


O site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) agora tem dois novos serviços que vão trazer mais agilidade e comodidade para os condutores de veículos, especialmente aqueles que perderam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou tiveram a mesma roubada. Trata-se dos serviços online de emissão de segunda via de CNH e de CNH definitiva, que já estão disponíveis a todos os condutores no site do Detran|ES (www.detran.es.gov.br).

Os dois novos serviços fazem parte do plano do órgão de aumentar os serviços disponíveis pela internet e diminuir o tempo gasto pelos usuários. Com os pedidos de emissão online o condutor não precisará se deslocar até uma clínica credenciada, ou Centro de Formação de Condutores (CFC), para dar entrada no pedido de emissão de segunda via de CNH ou da CNH definitiva, evitando o deslocamento desnecessário dos condutores que têm acesso à rede mundial de computadores.

Após o envio das informações básicas requeridas pelo site, o sistema disponibilizará um boleto para impressão, bastando ao condutor realizar o pagamento da taxa na rede bancária.

"Esta iniciativa busca dar maior comodidade ao cidadão que não precisará se dirigir ao credenciado para abrir seu processo, precisando apenas preencher algumas informações no site, pagar a taxa (de R$ 147,82) e receber sua CNH na residência em, no máximo, três dias, em qualquer cidade do Estado", explicou a subgerente de Condutores, Giovana Moreira Camata Gobbi.  A entrega do documento é feita pelos Correios, via Sedex.

Quando o usuário preenche o formulário, o sistema do Detran|ES automaticamente identifica se o motorista teve a CNH suspensa, cassada ou se a permissão foi cancelada. Quando a segunda via é emitida, um novo número é gerado, invalidando a primeira via do documento para evitar fraudes.

Requisitos para solicitar a 2ª via da CNH ou CNH definitiva pela internet

- A habilitação deve ter sido emitida pelo Detran/ES
- A habilitação deve ter sido emitida após 29/11/2007
- Não possuir impedimento administrativo ou judicial
- Não estar com a CNH suspensa, cassada ou com a permissão cancelada
- Não possuir CNH com exame médico a vencer em até 30 dias

Observações:

- Não é permitida a troca da fotografia impressa na última habilitação
- Nenhum dado poderá ser alterado

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
monica.luz@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard