Governo do Estado do Espírito Santo
19/09/2014 14h52 - Atualizado em 12/12/2017 10h36

Semana Nacional de Trânsito: Palestra dá dicas para um trânsito seguro

Integrando a programação da Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou na tarde desta sexta-feira (19) a palestra “Trânsito Seguro”. O público alvo desse encontro foram os motoristas profissionais.

Para o diretor-geral, Carlos Lopes, a palestra buscou integrar a discussão e reflexão da temática da Semana desse ano, a prioridade e segurança dos pedestres, junto aqueles que conduzem diariamente. “Nós temos que lembrar que muitas pessoas têm na condução o seu ofício. É importante que também esses profissionais reflitam quanto às medidas que eles podem ter para contribuir com a segurança em nossas vias. Esses motoristas têm muito a oferecer, pelo tempo de carreira, e muitos são exemplos de como ser um bom condutor: respeitando a legislação e preservando a vida dos passageiros e dos demais”.

A ação contou com a palestra da gerente de educação de trânsito do Detran|ES, Maria Helenice Nicchio, e do professor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Mauro José da Silveira. A gerente de educação do Detran|ES reforçou a responsabilidade que os condutores têm enquanto exercem sua atividade. Ela ressaltou a importância do respeito aos limites de velocidade, do uso do cinto de segurança, tanto pelo motorista, como por seus passageiros, e do não uso do cinto de segurança.

Já o professor Mauro José foi enfático ao afirmar que as mortes em decorrência dos acidentes poderiam ser evitadas. “Muitos motoristas reclamam quando recebem multas, mas essa queixa é injusta, afinal ele cometeu uma infração de trânsito e tem que ser responsabilizado. A multa, na verdade, acaba por ser educativa e preventiva, pois o cidadão não vai cometer novamente aquela infração, devido ao ônus financeiro. E assim, ele vai estar se livrando de uma situação que poderia por em risco sua segurança, então de certo modo, o registro da infração evita a imprudência e o acidente.”

Marcelo Ramos é motorista do Incaper e participou da palestra. Para ele, a palestra foi interessante por discutir as medidas que contribuem com a segurança do pedestre, respeitando-o como membro mais frágil e prioritário no trânsito.

“Um motorista tem muita responsabilidade, porque, enquanto guia, ele tem que estar atento e garantir que nenhum acidente ocorra com ele, com seus passageiros, os demais motoristas da via, além dos pedestres ou ciclistas. É um trabalho que exige total atenção.”

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES:
Eduardo Brinco
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
karla.secatto@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard