Governo do Estado do Espírito Santo
05/11/2013 15h26 - Atualizado em 12/12/2017 10h31

Servidores da Assembleia Legislativa participam de palestra sobre trânsito seguro

“Trânsito Seguro - compromisso e cidadania” esse foi o tema da palestra realizada pela gerente de Educação de Trânsito e Estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Maria Helenice Nicchio, na manhã dessa terça-feira (05), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, a pedido da Comissão de Política sobre Drogas.

Durante a apresentação, realizada no plenário ‘Deputada Judith Leão Castelo Ribeiro’, Helenice apresentou dados sobre vítimas de trânsito, dentre os quais, o Brasil é um dos países do mundo que possuem mais mortes nas vias. “Em 2012 foram registradas 61 mil mortes ocasionadas por acidentes no trânsito. Esse número equivale a uma média de 167 mortes por dia ou cerca de sete mortes por hora. É um dado alarmante, que merece a atenção de todos”, afirmou a gerente.

Clique aqui para ampliar!

Nicchio destacou também os fatores que contribuem para o aumento desses números como a fadiga, sonolência, desatenção, estresse, uso do celular durante a direção do veículo, falta de sinalização por parte dos motoristas, entre outros. “Já foi constatado que 90% dos acidentes são ocasionados por falha humana”, ressaltou.

A importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças e o perigo da combinação entre álcool e condução veicular foram mencionados pela gerente. Ao final da palestra foram apresentadas dicas para evitar acidentes e destacado o trabalho do Detran|ES, por meio do programa de Estado Juntos pela Vida, com a educação de trânsito nas escolas, convênios para sinalização viária, ações e campanhas educativas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard