O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) cadastrou mais de 12 mil contratos de financiamento de veículos realizados no Espírito Santo. Esse registro começou a ser feito em março por meio de um sistema desenvolvido em parceria com Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest).
Esta ferramenta pode ser acessada somente pelo Detran|ES e pelos agentes financeiros credenciados. Isso permite que o órgão tenha um maior controle sobre os contratos, cujo registro era feito anteriormente pelos cartórios - uma mudança que fez com que o órgão passasse a arrecadar por esse serviço.
Esta foi uma das contrapartidas do Governo do Espírito Santo que permitiu a redução de taxas do Detran|ES, cujos novos valores passaram a vigorar em fevereiro deste ano.
"A implantação desse sistema dá maior segurança às relações contratuais, garantindo a propriedade do veiculo ao agente financeiro com o registro do contrato no órgão", destaca o diretor-geral do Detran|ES, Fábio Nielsen.
O sistema está na segunda etapa de desenvolvimento, que será concluída até o final deste ano. A intenção é criar o modulo de auditoria de contratos e aprimorar os relatórios operacionais e financeiros.
Segundo o analista de sistemas Hudson Fernandes Alves, do Prodest, o Estado foi um dos primeiros do País a implantar esse tipo de ferramenta. "Representantes da empresa estatal de TI do Rio Grande do Sul nos visitaram para conhecer o sistema e gostaram do que viram", acrescenta.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini
Tel.: (27) 3636-7175
comunicacao@prodest.es.gov.brhttp://twitter.com/prodestcomunicawww.vimeo.com/prodestwww.facebook.com/prodest.comunicahttp://m.prodest.es.gov.br/
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
monica.luz@detran.es.gov.brVinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br