08/11/2013 14h12 - Atualizado em 12/12/2017 10h32

Vice-governador renova carteira em Centro de Provas Digitais e Biometria do Detran|ES

O vice-governador Givaldo Vieira esteve, na manhã desta sexta-feira (08), no Centro de Provas Digitais e Biometria da Grande Vitória, para renovar a carteira e fazer o cadastramento biométrico no espaço inaugurado, recentemente, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). Givaldo aproveitou para visitar a nova unidade, onde também acontecem os exames teóricos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e melhor conhecer a tecnologia adotada pelo Estado.

Com a adoção da biometria, o objetivo do Governo do Espírito Santo é garantir mais segurança (impedindo que outra pessoa se passe pelo condutor), reforçar a fiscalização e agilizar o atendimento. Em trinta minutos, dez pessoas foram atendidas na unidade, incluindo o vice-governador.

“O espaço é climatizado, organizado e muito bem cuidado. Não houve dificuldade durante todo o processo. Desde a abertura do pedido de renovação da carteira, feito junto à clínica médica cadastrada ao Detran|ES, até o momento de registrar as digitais. Isso mostra que estamos no caminho certo do desenvolvimento, equipando nossos espaços e garantindo mais segurança e qualidade nos serviços públicos prestados”, diz Givaldo Vieira.

Segundo o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes, que esteve no local para acompanhar o vice-governador e apresentar a unidade, os funcionários prezam pela qualidade no serviço. “Inauguramos uma nova etapa no modelo de atendimento ao público, levando mais segurança e conforto à população”, alerta Lopes.

Novo serviço

A Central de Provas Digitais e Biometria da Grande Vitória foi inaugurada, pelo governador Renato Casagrande, no último dia 25 de setembro, durante as atividades da Semana Nacional do Trânsito, com o atendimento ao público iniciado em outubro. Nesse primeiro mês de serviços, 2.148 pessoas fizeram o cadastro biométrico, tanto para renovação quanto para obtenção ou adição e mudança da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O novo espaço também é o novo local de realização das provas teóricas da Grande Vitória, incluindo Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Fundão, além da Capital, onde fica a unidade, mais precisamente na Avenida Carlos Moreira Lima, n° 135, Bento Ferreira.

Nesse primeiro mês, 5.074 pessoas fizeram a prova de legislação na sala construída especialmente para o serviço. No novo modelo, antes de começar a prova, o aluno tem de coletar ou validar a impressão digital, para evitar fraudes no processo. Em seguida, o candidato/condutor faz a prova digitalmente, no computador, e em cabine separada, com uma câmera digital fotografando-o a cada quatro questões respondidas. Ele ainda tem o resultado do exame ao terminar a prova.

“Queremos que todo o processo dos cursos oferecidos pelos Centros de Formação de Condutores tenha gerenciamento biométrico. Assim, além de atender às resoluções do Departamento Nacional de Trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito e diminuir a quantidade de papel para as tramitações, haverá mais segurança, modernização e facilidade no trabalho de fiscalização e de atendimento ao público”, avalia o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes.

Clique aqui para ampliar!

Renovação

Vale ressaltar que a CNH é um documento que precisa ser renovado, e o condutor tem que ficar atento aos prazos. A data de validade fica localizada na parte frontal do documento, ao lado do número de registro. Assim que o prazo estabelecido se esgota, o cidadão deve dirigir-se a uma clínica credenciada ao Detran|ES, munido dos documentos necessários e do valor monetário estabelecido para a realização do exame médico. No caso de condutor profissional, deverá também submeter-se à avaliação psicológica.

Se considerado apto nos exames, o condutor deverá retirar na própria clínica o boleto com a taxa do Detran|ES e efetuar o pagamento na rede bancária autorizada. Assim que o procedimento for concluído, a CNH renovada será entregue em até cinco dias úteis no endereço cadastrado no órgão. No caso de quem abre o processo de renovação em Vitória, como aconteceu com o vice-governador Givaldo Vieira, o condutor terá que fazer o cadastro biométrico na Central de Provas Digitais e Biometria, em Bento Ferreira.

O período para renovação da CNH varia de acordo com a idade do condutor e com o critério do médico perito examinador, sendo de cinco em cinco anos para aqueles com até 65 anos de idade e de três em três anos após essa faixa etária.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Maurílio Mendonça