Governo do Estado do Espírito Santo
16/03/2011 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h22

"Vida Urgente ES" oferece grupo de apoio a pais de vitimas do trânsito


Presente no Estado desde 2008, o programa "Vida Urgente ES", do Departamento Estadual de trânsito (Detran|ES) e da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, realiza diversas ações de conscientização de trânsito em festas, shows, bares e praias por meio do trabalho de jovens voluntários. Além de todo este trabalho educativo, poucos sabem da existência do grupo de apoio aos familiares de vitimas de trânsito, que é mantido pelo programa.

Formado principalmente por pais que perderam seus filhos em acidentes de trânsito, o grupo é aberto e gratuito, e se reúne semanalmente no "Espaço Vida Urgente", em Vitória, para trocar experiências, aprender a conviver com a falta de pessoas queridas e estabelecer uma rede de apoio no enfrentamento do processo de luto.

Acompanhamento psicológico

Para auxiliar os participantes neste processo, uma psicóloga participa e conduz as reuniões, ajudando os presentes a aceitar a realidade imposta pela fatalidade, de forma a incentivar uma vida produtiva e de qualidade, bem como o reforço e o desenvolvimento de vínculos afetivos.

De acordo com a psicóloga responsável pelo grupo, Elaine Bello Bonorino, a intenção é abrir espaço para que mais pessoas se beneficiem desta troca de experiências.

"Estamos em uma etapa de crescimento e consolidação do grupo, onde um se conforta com o outro e todos aprendem juntos. Trabalhamos com o acolhimento destas pessoas e nas formas de aprender a viver com este vazio", disse a psicóloga.

Visita

Com o objetivo de auxiliar os pais a superar a dor da perda e contar sua experiência pessoal, a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga, fará uma visita ao grupo de apoio nesta quinta-feira (17), às 19 horas. Embora a reunião desta semana ocorra em uma quinta-feira, as reuniões são realizadas normalmente às terças-feiras, sempre às 19h30.

Segundo ela, embora o grupo trabalhe um tema delicado, ele não deve ser encarado como um lugar de tristeza.

"Este não é o grupo do choro. Aqui se chora também, se essa for a vontade, mas aqui é, antes de tudo, um lugar para aprendermos a conviver com a falta dos nossos filhos de maneira saudável e alegre, pois era assim que eles gostavam de nos ver", disse.

Diza Gonzaga - que se considera uma "gauchaba", apelido carinhoso que vem da mistura de gaúcha com capixaba - nasceu em Porto Alegre (RS) e criou junto com seu marido, Régis Gonzaga, a fundação que leva o nome de seu filho, Thiago de Moraes Gonzaga, morto em um acidente de trânsito em maio de 1995, em Porto Alegre, quando o carro em que estava de carona chocou-se contra um contêiner colocado irregularmente na rua.
Serviço:

Grupo de apoio a pais de vitimas do trânsito

Dia e horário: Os encontros ocorrem todas as terças-feiras, às 19h30.

Local: "Espaço Vida Urgente" - Rua Doutor João Carlos de Souza, 245, Barro Vermelho, Vitória -ES (Rua lateral ao Carrefour).

Telefone do "Vida Urgente ES": (27) 3315-8942

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard