22/08/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h19

Vistoria em veículo de transporte escolar passa a ser mais barata em 77 municípios

Transportadores escolares de 77 municípios do Estado vão pagar mais barato para realizar a vistoria semestral obrigatória de seus veículos a partir desta segunda-feira (23). Antes, apenas os transportadores do município de Vitória pagavam R$100,37 pela vistoria, enquanto que nas outras cidades era preciso desembolsar R$160,59.

Com as novas regras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) para os veículos de transporte escolar, todos os transportadores vão pagar R$100 para realizar a vistoria de seu veículo.

A nova vistoria semestral de segurança para os veículos de transporte escolar também será mais rigorosa. Os veículos serão submetidos a diversos testes, nos quais serão avaliados, entre outros itens, os sistemas de freios e de sinalização, que serão feitos em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), empresa licenciada ao Inmetro e credenciada ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com certificado ISO 9000.

Selo de conformidade

Após passar pelo novo sistema de vistoria, o veículo vai receber um selo indicando que o mesmo está apto a circular. O documento será colado no vidro dianteiro, facilitando aos pais a identificação de que o transporte escolar foi aprovado na vistoria.

A cada nova vistoria, o selo garantindo a aprovação na inspeção será de uma cor diferente. "Queremos facilitar que os pais identifiquem se o veículo passou pela vistoria, observando o selo, e se a vistoria está em dia, verificando a cor do documento. Além disso, quem tentar tirar o selo de um veículo para colocá-lo em outro não vai conseguir, pois ele estraga, não sai inteiro", explica o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz.

À medida que o prazo de seis meses das antigas vistorias for acabando, os proprietários de veículos deverão se adequar à nova vistoria e ao selo. Como cada veículo renovava a vistoria em datas diferentes, os próximos seis meses serão um período de transição, em que veículos sem selo ainda poderão circular, por estarem com a data da última vistoria em dia. Até fevereiro de 2011, todos os veículos escolares já deverão apresentar o selo no vidro dianteiro.

Fórum de avaliação

Na última semana de setembro, após um mês em vigor, o Detran|ES vai realizar um Fórum de Avaliação de Gestão do Transporte Escolar. O órgão pretende reunir várias entidades ligadas diretamente ao transporte escolar, como representantes de transportadores, de cooperativas, de pais, de escolas públicas e privadas. O objetivo é avaliar a qualidade dos serviços e ouvir as opiniões dos envolvidos sobre as novas regas para o transporte escolar.

Informações à imprensa:
Sayonara Lacerda