Governo do Estado do Espírito Santo
19/08/2015 15h23 - Atualizado em 12/12/2017 10h39

19/08 - Convocação para contratação temporária de médicos prosseguirão até o preenchimento das vagas

As convocações para contratação temporária de médicos que vão atuar na avaliação de deficientes físicos para concessão da habilitação prosseguirão até o preenchimento das vagas. A segunda convocação oficial pelo Departamento Estadual do Espírito Santo (Detran|ES) foi publicada no Diário Oficial no dia 13 de agosto e a primeira no dia 06, um dia após a publicação do resultado final do processo seletivo. Entretanto, as vagas ainda permanecem em aberto.

As vagas disponibilizadas são para atuação na Grande Vitória, além de cadastro de reserva. Eventualmente, os selecionados deverão viajar para atender demandas no interior do Estado. A remuneração é de R$ 6.724,57, para carga horária de 30 horas semanais.

Os médicos serão responsáveis por vistoriar e fiscalizar as clínicas de exames médicos e psicológicos credenciadas junto ao Detran|ES; realizar perícia dos beneficiários e aposentados do INSS, exames de trânsito especiais para deficientes, Junta de Recurso Médico e Junta Especial para deficientes físicos; supervisionar e orientar os credenciados dos atendimentos médicos; emitir pareceres e análises técnicas.

Decisão judicial
Os médicos inscritos nesse processo seletivo não precisaram apresentar título de especialização em Medicina do Tráfego graças a uma liminar concedida pela Justiça ao Detran|ES autorizando a contratação de médicos em 180 dias. A decisão judicial veio após o órgão estadual ter entrado com uma ação civil pública contra a União, solicitando autorização para a contratação imediata de médicos peritos sem a formação exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A medida foi tomada porque, mesmo após a abertura de seis editais anteriores para a contratação de médicos peritos, o Detran|ES não conseguiu preencher as vagas disponibilizadas por conta da necessidade da formação em Medicina de Tráfego. O curso não é oferecido no Estado, o que dificulta a existência de profissionais nessa área no mercado local. Como resultado, o Detran|ES está sem médico desde outubro de 2014.

O diretor geral do Detran|ES, Fabiano Contarato, ressalta que essa contratação será feita de modo responsável e não será prejudicada pela ausência da especialização. “Foi criada uma comissão que realizou um levantamento de quais são as especialidades médicas que mais levam a população a procurar pela perícia, e são essas informações que serviram de base para a contratação dos médicos”, ressaltou.

Ele garante, também, que a falta do médico de tráfego não vai interferir na aplicação da prova prática, visto que durante a avaliação prática de direção veicular, o condutor é acompanhado por mais dois examinadores, o que assegura a realização da prova com total eficiência.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Christiano Mattos
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard