O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) encerrou neste domingo (25) as atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito (SNT), comemorada de 18 a 25 de setembro. Na ocasião, o órgão realizou diversas atividades voltadas para a promoção da segurança no trânsito, seminário temático, premiação de bons condutores capixabas e um dia de ações e serviços para os cidadãos. Todas as ações tiveram como foco o tema estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) neste ano: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.
As ações educativas foram intensificadas uma semana antes. Na terça-feira (13), a equipe do Detranzinho, o espaço de educação do órgão, iniciou as ações educativas programadas para a SNT com palestras e atividades para mais de 530 alunos com idades entre seis e 12 anos, da EMEF Maria José Costa Moraes, no bairro São José, em Vitória, demonstrando a importância do respeito às leis e das boas práticas para um trânsito mais seguro. Eles também tiveram a oportunidade de aprender por meio de um jogo de tabuleiro, chamado de “Transitolândia”, em que quatro alunos se caracterizam como pinos do tabuleiro e contam com o auxílio dos colegas para avançar no jogo, por meio de perguntas e orientações. Ainda, nessa mesma semana, no sábado (17), as ações levaram atividades lúdicas sobre trânsito com cinema, distribuição de cartilhas e jogos interativos para as ruas de Aracruz e de São Mateus.
A gerente de Educação e Estatística do Detran|ES, Sheila Sibaldo Zambone Silverol, destaca que o trabalho de conscientização feito pela equipe de educação foca na preservação da vida, principalmente nas ações voltadas para as crianças. “Se nós ensinarmos e mostrarmos para essas crianças que o uso do cinto de segurança protege a vida deles e de seus familiares, eles atuarão como multiplicadores e passarão a cobrar isso dos pais e conhecidos. Não queremos que as pessoas façam uso dos equipamentos de segurança porque é obrigatório, e sim, porque salva vidas”.
Já no domingo (18) tiveram início as ações de abordagens nas ruas da Grande Vitória, e para conscientizar as pessoas sobre os perigos do mau uso do celular no trânsito, o Detran|ES criou um personagem – o Céliolar – que interagiu com o público nas vias, mostrando que o celular, quando utilizado na hora errada, como no trânsito, atrapalha bastante. As ações aconteceram durante toda a semana, em praças, shoppings, escolas e vias públicas.
A segunda-feira (19) foi marcada por uma ação especial em memória às vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, proposta pela Associação Nacional dos Detrans (AND). Ao meio-dia, os servidores de todas as unidades dos Detrans do país, de forma conjunta, se levantaram e fizeram um minuto de silêncio. Também foi realizada a abertura oficial da SNT para os servidores do órgão com a apresentação da campanha pelo diretor-geral, Romeu Scheibe Neto, e participação do servidor José Antônio Monte Belo, que relatou sobre seu cotidiano após a perda de seu filho em acidente de trânsito e a importância do trabalho realizado de apoio psicológico às vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares, realizado pelo Detran|ES. Ainda, na ocasião, o major Quintela, que integra a equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Polícia Militar do Espírito Santo (Notaer), falou sobre os serviços e a rotina desempenhada por eles, incluindo sua importância na agilidade dos resgates a vitimas de acidentes de trânsito, quando ocorridos em lugares de distantes dos grandes centros urbanos.
Já na quarta (21) e na quinta-feira (22), o Detran|ES realizou o ‘I Seminário de Trânsito e Cidadania’, no Centro de Convenções de Vitória, que teve como objetivo conscientizar o cidadão a desenvolver atitudes e comportamentos seguros no trânsito, além de disseminar informações sobre os projetos que vêm sendo conduzidos pelo órgão. O evento contou com palestras e painéis sobre temas como legislação, comportamento do usuário do trânsito, segurança, exame toxicológico, educação para o trânsito e formação de condutores, segurança viária e mobilidade urbana desenvolvidas no Estado, que estão alinhadas ao tema da Semana Nacional do Trânsito. Os assuntos foram debatidos por estudiosos e especialistas em trânsito de todo o país, vindos de universidades e órgãos como Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Observatório Nacional de Segurança Viária e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Também na quinta (22), o Detran|ES prestou uma homenagem a condutores do Estado e servidores do órgão com mais tempo de habilitação e sem nenhum registro de infração com a entrega do prêmio de ‘Bom Condutor’. Também foi feita a entrega de placas de homenagem aos participantes da Campanha do Apoio Psicológico às vítimas de acidente de trânsito e familiares.
E para encerrar a semana, no sábado (24), foi realizado o “Dia D do Detran|ES”, na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport). Os servidores voluntariamente possibilitaram aos cidadãos uma oportunidade extra de solicitar serviços relacionados à habilitação e aos veículos, orientação jurídica para recursos de multas e indicação de condutor, além de orientações básicas sobre mecânica, revisão de motocicleta, ajuste e lubrificação de bicicletas.
Também foram disponibilizados outros serviços como aferição de pressão e glicemia, orientações de saúde bucal, boletim de acidente de trânsito, emissão de documentos de identidade e cadastro de via expressa. O público também participou de ações educativas e de uma demonstração que simula uma colisão veicular, reforçando a necessidade do uso do cinto de segurança e uma simulação de resgate de vítima presa às ferragens de um veículo. Nesse mesmo dia (24), O Detran|ES também levou as ações com atividades lúdicas sobre trânsito com cinema, distribuição de cartilhas e jogos interativos para as ruas de Nova Venécia.
Semana Nacional de Trânsito
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito para o ano de 2016 como “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o tema acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do órgão e as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando à participação de todos para o alcance da segurança viária.
Para o Denatran, o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença!
Década de Ações para Segurança no Trânsito
Em Março de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.
Por conta dos acidentes, aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Além disso, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte na faixa de 15 a 29 anos de idade; a segunda na faixa de 5 a 14 anos; e a terceira na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito. A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool; excesso de velocidade; não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Christiano Mattos e Zu Coelho