Governo do Estado do Espírito Santo
27/08/2015 11h43 - Atualizado em 12/12/2017 10h39

27/08 - Detran|ES apresenta mudanças na escala de examinadores

A Diretoria de Habilitação e Veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) se reuniu nesta quarta-feira (26) com os Examinadores de Trânsito, no Auditório da sede do órgão, para apresentar-lhes as mudanças nos procedimentos de escala de bancas de provas. Essas modificações têm como objetivo dar mais transparência às cerca de 340 bancas de avaliação que acontecem por mês, nos 33 municípios do Espírito Santo que possuem áreas de provas.

A coordenação de Provas do Detran|ES vem aprimorando o Sistema de gerenciamento de Escala de Examinadores de Trânsito (SIGEET), para que ele realize de modo aleatório a seleção dos examinadores que irão atuar nas bancas pelo estado.

O sistema é abastecido com informações dos 504 examinadores em atuação. São informados municípios em que residem, quais os locais onde têm disponibilidade para ir examinar os candidatos, dia e horários que por alguma razão pessoal eles podem não estar disponíveis, entre outras. Quando a coordenação de Provas for fazer o agendamento de bancas o próprio sistema faz uma triagem de acordo com as informações nele contida.

“Podemos dizer que é um sorteio”, informa Erika Duarte Lucas, a coordenadora de Provas do Detran|ES. Ela afirma ainda que esse sistema atual vai permitir um maior controle no número de bancas que cada examinador faz por mês, foi estabelecido como teto o máximo de 12 bancas. “Se ele for sorteado, faltar e, não se justificar, automaticamente, ficará impossibilitado de participar dos próximos três sorteios. É uma maneira de padronizarmos o serviço e cobrarmos o comprometimento e a responsabilidade de cada um”, explica a coordenadora.

Carlos Gaudio, diretor de Habilitação e Veículos do Detran|ES ressalta que o sistema vem para aprimorar o relacionamento entre o examinadores e o órgão. “Para o órgão essa é uma ferramenta muito importante, com ela teremos um prontuário de cada examinador, conheceremos melhor cada um deles. Além, é claro, de diminuirmos qualquer possibilidade de esquema de reprovação”, afirma.

O diretor destaca ainda que o sistema é modificável e está em fase de implantação e, que se forem identificadas falhas e/ou outras formas de melhorá-lo, serão feitas. E orienta que caso os examinadores tenham dúvidas ou sugestões procurem a coordenação de Provas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Zu Coelho
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard