Governo do Estado do Espírito Santo
28/07/2015 11h33 - Atualizado em 12/12/2017 10h39

28/07 - Detran|ES divulga classificação dos médicos inscritos em processo seletivo

O Departamento Estadual do Espírito Santo (Detran|ES) publicou no Diário Oficial, nesta terça-feira (28), a classificação dos inscritos no processo seletivo para contratação temporária de médicos que vão atuar na avaliação de deficientes físicos para concessão da habilitação. A lista se refere ao resultado preliminar da avaliação dos títulos apresentados. Os candidatos que discordarem da pontuação podem interpor recurso junto ao órgão entre os dias 29 e 30 de julho.

Estão sendo disponibilizadas três vagas para atuação na Grande Vitória, mais cadastro de reserva. Eventualmente, os selecionados deverão viajar para atender demandas no interior do Estado. A remuneração é de R$ 6.724,57, para carga horária de 30 horas semanais. O resultado final sai no dia 05 de agosto.

Os médicos serão responsáveis por vistoriar e fiscalizar as clínicas de exames médicos e psicológicos credenciadas junto ao Detran|ES; realizar perícia dos beneficiários e aposentados do INSS, exames de trânsito especiais para deficientes, Junta de Recurso Médico e Junta Especial para deficientes físicos; supervisionar e orientar os credenciados dos atendimentos médicos; emitir pareceres e análises técnicas.

Decisão judicial

Os médicos inscritos nesse processo seletivo não precisaram apresentar título de especialização em Medicina do Tráfego graças a uma liminar concedida pela Justiça ao Detran|ES autorizando a contratação de médicos em 180 dias. A decisão judicial veio após o órgão estadual ter entrado com uma ação civil pública contra a União, solicitando autorização para a contratação imediata de médicos peritos sem a formação exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A medida foi tomada porque, mesmo após a abertura de seis editais anteriores para a contratação de médicos peritos, o Detran|ES não conseguiu preencher as vagas disponibilizadas por conta da necessidade da formação em Medicina de Tráfego. O curso não é oferecido no Estado, o que dificulta a existência de profissionais nessa área no mercado local. Como resultado, o Detran|ES está sem médico desde outubro de 2014.

O diretor geral do Detran|ES, Fabiano Contarato, ressalta que essa contratação será feita de modo responsável e não será prejudicada pela ausência da especialização. “Foi criada uma comissão que realizou um levantamento de quais são as especialidades médicas que mais levam a população a procurar pela perícia, e são essas informações que serviram de base para a contratação dos médicos”, ressaltou.

Ele garante, também, que a falta do médico de tráfego não vai interferir na aplicação da prova prática, visto que durante a avaliação prática de direção veicular, o condutor é acompanhado por mais dois examinadores, o que assegura a realização da prova com total eficiência.

Confira a lista por classificação do cargo de Médico

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard