As blitze da campanha ‘Praia Viva’ abordaram 8.731 condutores em ações realizadas nos balneários capixabas no sábado (28) e domingo (29). Os agentes da Associação Amigos dos Deficientes Físicos (Aadef) realizaram 1.363 testes de bafômetro, onde 344 motoristas foram flagrados com o nível de álcool acima do permitido e 124 passaram a condução do veículo para outro motorista.
As ações aconteceram nos balneários de Aracruz, Conceição da Barra, Guarapari, Linhares, Marataízes, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Na Barra do Jucu, em Vila Velha, um condutor teve a habilitação apreendida por embriaguez.
Pela segunda semana consecutiva o balneário de Guriri registrou o maior número de condutores com nível de álcool acima do permitido: 98 em dois dias de abordagem. Guriri registrou ainda 2.750 abordagens, o maior índice do final de semana.
A campanha contabiliza 33,2 mil abordagens, superando o número de 30 mil condutores abordados na primeira edição da campanha, entre janeiro e fevereiro de 2005.
As ações do ‘Praia Viva’ são educativas e os condutores são convidados a realizar o teste de bafômetro em equipamentos descartáveis. Porém, se a embriaguez for constatada e o motorista insistir em dirigir o veículo poderá receber multa de R$ 957,70, além de ter a carteira de habilitação apreendida e o direito de dirigir suspenso num período que varia de 4 meses a 1 ano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Texto: Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br