Governo do Estado do Espírito Santo
16/01/2023 09h33 - Atualizado em 16/01/2023 09h35

Detranzinho Itinerante inicia atividades de 2023 com ações educativas no norte do Estado

Foto: Divulgação
Ação educativa em Linhares.

Conscientizar pedestres, ciclistas e condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito para preservar a vida. Esse é o principal objetivo do “Detranzinho Itinerante”, um projeto do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), com foco em ações educativas. A programação das atividades de 2023 terá início na próxima semana.   

O destino do “Detranzinho Itinerante” é o litoral norte capixaba. Na próxima terça-feira (17), as equipes de Educação estarão em Linhares. Já na quarta-feira (18), as abordagens estarão concentradas em Conceição da Barra e no distrito de Itaúnas, onde seguem até segunda-feira (23).  

Durante as ações, moradores e turistas serão abordados pelas agentes de Educação para receber orientações sobre os cuidados que todos devem ter para tornar o trânsito um lugar mais seguro, com menos acidentes e vítimas fatais, além de chamar atenção, por exemplo, quanto aos riscos de misturar bebida e direção e utilizar o celular ao dirigir, práticas corriqueiras e perigosas.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressaltou que a educação para o trânsito é uma ferramenta de transformação importantíssima. “Nesta época do ano, recebemos um grande número de turistas em nosso Estado. E o verão, combinado com o período de férias, é o momento em que as pessoas buscam o litoral capixaba para curtir as lagoas e as praias em busca de diversão com a família e os amigos. Com isso, aumenta a circulação nas rodovias e também dentro das cidades. Essas ações compõem também a Operação Verão 2022/2023, do Governo do Estado, que o Detran|ES colabora ativamente”, destacou.

A diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, salientou que o foco é começar mais um ano com o pé na estrada, levando ações educativas em busca de prevenção e de um trânsito menos violento. “Nossas equipes buscam sempre sensibilizar a população a ter empatia, cautela e respeito nas vias. O trânsito é um espaço coletivo onde todos, motorista, pedestre ou ciclista, têm suas responsabilidades. Se queremos viver um 2023 diferente no trânsito, assim como em todas as áreas de nossas vidas, precisamos fazer a nossa parte e adotar atitudes seguras que vão preservar vidas e evitar tragédias”, pontuou. 

As atividades educativas em Linhares e Conceição da Barra serão realizadas em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), servidores do Detran|ES dos municípios, além de contar com o apoio das prefeituras locais. 

Como levar ações educativas do Detran|ES para sua cidade   

A solicitação para levar o Detranzinho Itinerante para a sua cidade deve ser realizada por meio de ofício endereçado à Diretoria Geral do Detran|ES e enviado pelo sistema E-Docs, por meio do Acesso Cidadão, ou pelo e-mail cocep@detran.es.gov.br. O modelo do ofício para solicitar ações do Detranzinho está disponível em www.detran.es.gov.br/detranzinho-itinerante-nas-escolas.

Para qualquer outra informação, basta entrar em contato por meio dos telefones (27) 3145-6701 / 3145-6685 / 3145-6687. 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação do Detran|ES 
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles 
imprensa@detran.es.gov.br  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard