Governo do Estado do Espírito Santo
20/09/2013 12h34 - Atualizado em 12/12/2017 10h28

Antropólogo Roberto DaMatta ministra palestra sobre trânsito no auditório da FDV

“Trânsito seguro, trânsito com o outro”, este foi o tema da palestra ministrada nessa quinta-feira (19) pelo antropólogo Roberto DaMatta. O encontro, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em parceria com o Projeto Trânsito Seguro, teve início às 19h30 na Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Cerca de 200 pessoas participaram da palestra que abordou questões sobre o comportamento e a convivência nas vias. Para entender essa relação, o antropólogo Roberto DaMatta iniciou o encontro com uma análise da cultura brasileira, em que os cidadãos são ensinados a ver o próximo como alguém que existe para fazer algo contra as pessoas.

“Aprendemos a ver um mundo onde o outro é tido como alguém contra nós. Não aprendemos a viver pensando nos demais. Essa forma de agir interfere em todas as relações, inclusive a relação no trânsito. Por isso escolhi esse tema, pois o trânsito deve ser com o outro e não contra o outro”, ressaltou DaMatta.

A experiência em outros países e a mistura entre bebida alcoólica e condução veicular também foram abordadas por Roberto: “A máquina (veículo) já é algo difícil de controlar. E quando você a combina com o álcool ocorre uma ampliação do poder de competição e de ousadia. Isso faz com que o condutor tenha vontade de sentir adrenalina, de extravasar e acabe pondo em risco a sua vida e a dos outros que compartilham o espaço com ele”.

O antropólogo falou, ainda, sobre a importância da consciência das pessoas: “A autoridade dentro de você é o que chamamos de ética. Não preciso que alguém diga para mim como devo agir corretamente no trânsito. Eu tenho noção do que é certo e errado e isso basta para nortear minhas ações. A única forma de mudar a realidade atual é encarando que há um problema e o enfrentando. Para isso, cada um deve fazer sua parte”.

Durante o evento, o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes, destacou o programa de Governo “Juntos pela Vida”, que possui como um de seus pilares a educação para o trânsito. “O Governo Casagrande tem se preocupado em mudar a cultura existente nas nossas vias, que é a cultura da violência, da intolerância e do desrespeito ao próximo. Por isso foi criado o ‘Juntos pela Vida’, que visa reduzir o número de imprudências, acidentes e vítimas no trânsito”, ressaltou Lopes.

Debate

Clique aqui para ampliar!

Após a palestra, Robertto DaMatta participou de uma mesa redonda que contou com a mediação do diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes, e do sociólogo e professor da FDV, André Pereira Reid.

Durante o debate, os presentes puderem formular perguntas e apresentá-las aos integrantes da mesa.

Currículo

Roberto DaMatta é professor titular de Antropologia Social do Departamento de Ciências Sociais da PUC do Rio de Janeiro e professor emérito da Universidade de Notre Dame. PHD pela Universidade de Harvard. Foi professor do Museu Nacional.

Já escreveu mais de 140 ensaios técnicos, inúmeros artigos para os principais jornais do país e do exterior, inclusive para o New York Times. Publicou diversos livros, sendo “Fé em Deus e pé na tábua” um de seus últimos, e que aborda o trânsito no Brasil.

DaMatta recebeu a ordem do mérito científico, a ordem do Rio Branco e é membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro do Pen Clube do Brasil, da Academia Brasileira de Ciências e da American Academy Of Arts and Sciences.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard