14/11/2007 11h34 - Atualizado em 12/12/2017 11h00

Blitze durante o feriado da Proclamação da República

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realiza blitze educativas e punitivas das campanhas Praia Viva e Madrugada Viva, durante o feriado da Proclamação da República em Anchieta, Aracruz, Grande Vitória, e Piúma.

As ações acontecem desta quarta-feira (14) até domingo (18) e têm como objetivo reduzir o número de mortes nas rodovias e estradas do Estado, principalmente aqueles causados pela associação alcóol e direção.

Condutores flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, se a embriaguez for constatada, recebem multa de R$ 957,70, além de ter a carteira de habilitação apreendida. O motorista ainda pode ter o direito de dirigir suspenso por um período de quatro a doze meses. Em caso de reincidência, a suspensão pode chegar a dois anos.

De acordo com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas e vice-governador, Ricardo Ferraço, o Governo vem trabalhando com ações educativas e punitivas voltadas para prevenção e redução de acidentes de trânsito.

“No que diz respeito à prevenção, estamos colocando nossas equipes do Detran-ES para atuar nas ruas da Grande Vitória e interior e orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Já as ações repressivas ficam a cargo da Polícia Militar. O resultado que podemos observar é uma mudança gradativa de comportamento dos jovens que já passaram a ir para festas de táxi ou carona segura”, observou Ricardo Ferraço.

De acordo com a diretora geral do Detran-ES, Luciene Becacici, o condutor que se recusar a fazer o teste do bafômetro pode ser multado pelo agente de trânsito. “Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito e que entrou em vigor no final do ano passado define as normas”, informou.

O que diz a Lei 11.275 do artigo 277 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Caso o condutor se recuse a realizar testes, exames ou perícia já previstos, poderão ser admitidas outras provas em direito. Com isso, a infração poderá ser caracterizada por meio dos sinais resultantes do consumo de álcool ou de qualquer substância entorpecente. Alguns sinais são: sonolência, odor de álcool no hálito, agressividade, exaltação, euforia, dispersão, dificuldade de equilíbrio, entre outros.

O álcool está entre os principais causadores de acidentes, por provocar alterações na coordenação motora e na capacidade de raciocínio do ser humano.

Assessoria de Comunicação/ Detran-ES
Vivian Camargo