O Espírito Santo descobriu uma forma inovadora e eficaz de andar na contramão da estatística ascendente dos acidentes de trânsito no País, que mata 34 mil pessoas por ano e provoca um rombo anual nos cofres públicos, com despesas médicas e hospitalares, da ordem de R$ 22 bilhões. O melhor é que o Projeto Rodovia Viva mostrou que além de salvar vidas, o poder público no Estado capixaba deixou de desembolsar, no período de 15 de janeiro a quatro de março deste ano, ao longo do trecho de 200 quilômetros, que separa os municípios de João Neiva e Pedro Canário (situado na divisa com a Bahia), nada menos que R$ 1.446.000,00 com as vítimas do trânsito, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).
O saldo deixado pelo Projeto Rodovia Viva mostra que a união inédita de um pool de agentes públicos, privados e entidades não-governamentais para salvar vidas vale a pena. Em menos de dois meses, caiu à metade o número de mortes na estrada mais violenta da malha rodoviária federal que corta o Estado capixaba. O registro de óbitos no período da experiência piloto caiu de 18 em 2006 para 9 em 2007. Uma comparação em nível nacional revela que as vítimas fatais, em contrapartida, cresceram em 6% (subindo de 797 no período analisado em 2006 para 847 registros este ano).
Indicadores animadores - Outros indicadores mostram o sucesso da campanha Rodovia Viva. A redução de pessoas feridas no trânsito atingiu 37%, passando de 152 pessoas em 2006 contra 95 em 2007. No cenário nacional, o número de feridos registrou um salto de 9%, pulando de 8.714 para 9.565 pessoas. Enquanto o número de acidentes durante a experiência capixaba caiu em 10%, passando de 176 para 159, os dados estatísticos no País revelam um aumento de 7%, passando de 14.768 em 2006 para 15.853 em 2007 no período da campanha.
Verão e Carnaval - O programa foi realizado na alta temporada, durante as férias e o Carnaval, período em que se verifica um número pelo menos 30% maior de carros nas rodovias. Este ano, além do aumento na frota de veículos nas rodovias já saturadas, circularam ainda aqueles que, em decorrência da crise no sistema aéreo de passageiros, optaram por trocar o avião pelo transporte rodoviário.
Estratégia inovadora – O trabalho da PRF foi intensificado, através de blitze e comandos educativos realizados em parceria com o Detran/ES que também investiu em mídia na TV, rádios e em material publicitário. O Dnit contribui através da melhoria na sinalização da estrada, com a instalação de novas placas e a recuperação de parte do pavimento.
O projeto Rodovia Viva é uma parceria entre as instituições públicas: Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal e Superintendência Estadual de Comunicação Social; a sociedade civil organizada: Associação Empresarial para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), Espírito Santo em Ação, Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo (Fetransportes) e Instituto Rodrigo Marcheschi; além de empresas como: Aracruz Celulose, Centro de Inspeção e Vistoria de Veículos Automotores (Civa), Grupo Gafor, Instituto de Qualidade e Tecnologia de Segurança Veicular (IQT), Petrobras, Suzano Papel e Celulose, Transportadora Júlio Simões, Viação Águia Branca e Vix Transportes e Logística. A ação inédita, que resultou no Projeto Rodovia Viva, mostrou que a união de agentes pode ser um bom exemplo a ser seguido pelo Brasil.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Grazieli Esposti
grazieliesposti@detran.es.gov.br
Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal
Inspetor Fabiano Moreno