06/03/2009 07h10 - Atualizado em 12/12/2017 11h05

Caminhoneiros que circulam no Estado têm carga horária acima da recomendação médica

Dados coletados durante a campanha ‘Amigo Caminhoneiro’, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) e parceiros, revelam que os trabalhadores da classe passam mais horas nas estradas do que é recomendável. Dos caminhoneiros abordados, 68% informaram que trabalham mais de 40 horas semanais. Embora este número esteja de acordo com as convenções trabalhistas regionais do Estado, de 44 horas semanais com um dia de folga, a recomendação médica propõe uma jornada menor.

Se considerarmos somente um dia de folga durante a semana, estes caminhoneiros passam mais de sete horas por dia dirigindo. De acordo com a médica Maria Cristina de Carvalho, presidente da regional espírito santense da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o ideal seria apenas 06h40 por dia. Isto se o trajeto for diurno. À noite, a recomendação é de apenas 06 horas de viagem.

Durante as abordagens, os agentes do Detran/ES ouviram relatos de jornadas superiores a 10 horas diárias, o que aumenta ainda mais os riscos de acidentes.

Profissão estressante e perigosa

De acordo com a pesquisa do Detran/ES, 34% dos profissionais abordados consideram a profissão estressante. Este percentual pode estar relacionado com o número de horas de trabalho. Segundo Maria Cristina, as condições ergonômicas, o ruído contínuo, a vibração e o movimento pendular da cabeça, juntamente com o isolamento de alguns motoristas, “são motivos para o torpor e a sonolência comuns no exercício da profissão. Todos estes fatores, somados a uma carga horária excessiva, aumentam os riscos de acidentes”, disse a médica.

Em um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), baseado em dados de julho de 2004 a junho de 2005, cerca de 28% dos acidentes envolveram pelo menos um veículo transportador de carga.

Segundo a diretora geral do Detran/ES, Luciene Becacici, as informações da pesquisa são essenciais para o fomento de políticas públicas voltadas à categoria. “Nós temos a comprovação de que os caminhoneiros que circulam pelo Estado têm uma jornada longa de trabalho. Cerca de 30% dos caminhoneiros abordados são autônomos. Entretanto, a maioria deles é empregada e precisa cumprir prazos que muitas vezes não respeitam o limite físico destes trabalhadores”.

Recomendações aos caminhoneiros

Para se precaver do cansaço na estrada durante o dia, os caminhoneiros devem realizar uma jornada de trabalho de 06h40 por dia, com um intervalo de descanso a cada três horas. Se a viagem for à noite, a jornada deve ser de apenas seis horas por dia, com um intervalo a cada duas horas. Os intervalos de descanso devem ser de 20 minutos, e neste período o condutor deve realizar alongamentos para os músculos e movimentos para aliviar a coluna vertebral.

Na hora de dormir, o caminhoneiro que viajou durante o dia deve tirar oito horas para descansar. Á noite o período de sono deve ser ampliado para 10 horas.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada por meio de questionários. Além de vários exames de saúde e orientações de trânsito que foram ofertadas nas tendas da campanha, os condutores responderam a diversas perguntas, que entre outros assuntos, abordaram os hábitos alimentares, condições de sono, saúde em geral e atividades físicas dos caminhoneiros.

Os dados coletados são de seis ações realizadas em conjunto com a Polícia Militar (PMES), envolvendo 258 caminhoneiros nos municípios de Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Vila Velha e Colatina.

As ações da campanha ‘Amigo Caminhoneiro’ acontecem em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado do Espírito Santo (Sindipostos), Laboratório Tommasi, Sest/Senat, Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo (Fetransportes), Viação Águia Branca, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Associação dos Caminhoneiros do Espírito Santo (Ascames), Mecânicas Cani, Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Espírito Santo (Transcares), Centro de Inspeção e Vistoria de Veículos Automotores (Civa), Instituto de Qualidade e Tecnologia de Segurança Veicular (IQT), Samp Saúde, Centro Universitário São Camilo, MK - Mecânica Kennedy e Auto Molas Clara.

Assessoria de Comunicação do Detran/ES