27/06/2011 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h23

Campanha do Detran|ES conscientiza motoristas para o pagamento do licenciamento veicular

Começa a ser veiculada nesta quarta-feira (29) em rádios, TVs e jornais do Espírito Santo a campanha "Veículo em dia. Sinal verde para a cidadania", do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), que tem como objetivo conscientizar os proprietários de veículos a pagar o licenciamento anual obrigatório.

Somente em licenciamento, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e multas, os proprietários inadimplentes devem aproximadamente R$ 189 milhões aos cofres públicos.  Junto ao licenciamento anual são cobrados todos os demais débitos do veículo e a arrecadação das taxas e impostos é importante para o aprimoramento e manutenção dos serviços oferecidos pelo Estado.

Investimento público

O dinheiro proveniente do IPVA é investido nas áreas de segurança, saúde e educação. Já os valores arrecadados pelas multas de trânsito são investidos exclusivamente em campanhas de educação de trânsito, equipamentos de fiscalização e sinalização dos municípios.

Com o valor recolhido das multas o Detran|ES pretende  implantar sinalização vertical, horizontal  e semafórica em todos os municípios do interior do Estado que precisem de melhorias de sinalização. Após a realização dos projetos pelas prefeituras municipais, caberá ao Detran|ES efetuar as obras necessárias.

Seguro às vitimas de acidentes

O seguro DPVAT, gerenciado por uma rede de seguradoras, também é cobrado junto ao Documento Único de Arrecadação (DUA) do licenciamento e prevê indenização a todos que tiveram sequelas provenientes de acidentes de trânsito, sejam eles pedestres, motoristas, motociclistas ou caminhoneiros. O recebimento da indenização independe do pagamento do seguro, entretanto, é o valor arrecadado pelo DPVAT que garante as indenizações pagas às vitimas de acidentes.

Mais informações sobre o seguro e como solicitar a indenização podem ser encontradas no site: http://www.dpvatseguro.com.br

Pagamento

O pagamento do licenciamento é obrigatório e quem deixar de fazê-lo até a data de fiscalização cometerá infração gravíssima, no valor de R$ 191,54, e acumula sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além da multa e da pontuação na CNH, o condutor pode ter o veículo guinchado, acarretando taxas de remoção e estada em pátios credenciados.

O DUA é encaminhado à residência dos proprietários de veículos e pode ser pago em qualquer agência do Banestes, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Unibanco, Bancoob e Sicoob, até o dia estabelecido no calendário. O DUA pode ser emitido também via Internet, no site do Detran|ES, acessando o endereço www.detran.es.gov.br.

O Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) é entregue na casa dos proprietários em até cinco dias úteis após o pagamento do DUA. Quem não receber o CRLV deve se dirigir à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) aonde o veículo está registrado para retirar o documento.

Os proprietários de veículos que optarem por não pagar a taxa de postagem no valor de R$ 12,65 devem retirar um novo boleto na Ciretran. Neste caso, após o pagamento na rede bancária eles devem voltar ao estabelecimento para obter o CRLV.

Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382